sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O dia a dia - Junta de Freguesia de Góis

Neste intervalo de tempo, e desde a última vez que nos encontramos através das páginas de “O Varzeense”, algumas coisas foram acontecendo pelos nossos lados. Claro que, não vou querer ser fastidioso a enumerar os diversos feitos, no entanto, vou referir algumas das realizações da Junta de Freguesia, para que e por esta forma não deixem de participar e conhecer a vida activa da nossa sociedade Goiense.
Já há algum tempo que encerramos os balneários da Peneda, o tempo já não convidava a refrescar o corpo nas águas límpidas do Ceira, a temperatura de Verão tinha desaparecido, ficamos com a sensação do dever cumprido. Estiveram duas funcionárias a colaborar no seu bom funcionamento, e efectivamente pela opinião dos utentes o trabalho desenvolvido foi de forma a que deva ser enaltecido e realçado. Por aqui, até para o ano.
Como não poderia deixar de ser, esteve a Junta de Freguesia representada em vários eventos que foram acontecendo durante a época estival, aqui sem fazer referência a ninguém em especial, porque especiais somos todos nós, só quero salientar e agradecer o modo como os elementos da Junta de Freguesia, foram sendo recebidos pelos locais e lugares que passaram, não nos deslumbramos em demasia porque, efectivamente já estamos bem habituados e sabemos como as nossas gentes prezam e sabem bem receber.
Esteve a Junta de Freguesia e mais uma vez, com um stand de exposição na FACIG, que decorreu durante o mês de Agosto, como vem sendo já habitual, o stand foi deveras visitado e participado, digo participado no sentido de utilização, já que é de salientar a sempre bem acolhida presença dos jogos tradicionais, onde os mais e os menos novos, viviam ou reviviam as brincadeiras de outros tempos.
O pessoal da Junta, ou seja, os trabalhadores externos, tiveram um Verão em que se viram obrigados a uma azáfama constante, sendo que, se pode considerar que neste espaço temporal conseguiram sair vencedores, através do trabalho que desenvolveram, essencialmente na limpeza de povoações e caminhos, trabalho de louvar já que este Verão as ervas não pararam de crescer. Desempenharam o seu trabalho e bem em prol dos nossos Fregueses e das gentes que nos quiseram honrar com a sua visita.
Durante os meses de Verão passaram pela Junta de Freguesia, oito jovens desdobrados em grupos de dois, que através da candidatura apresentada ao IPJ, foram integrados no programa OTL, que funcionou na nossa Freguesia, desenvolvendo actividades de interesse comunitário.
Distribuíram-se prémios pelas entidades que organizaram eventos, e que nos solicitaram apoio, aqui dissemos sempre presente. Estes eventos foram dos mais diversos, do futebol aos passeios de todo terreno, do jogo da malha ao torneio da sueca, etc., etc., não deixando de apoiar aquelas pessoas, que de uma maneira individualizada se organizaram e foram por exemplo, a pé até Fátima. Não deixando também de referir a colaboração e ajuda que vamos tendo para com os nossos Escoteiros. Em suma uma Junta de Freguesia, que é das pessoas e que trabalha para e com as pessoas.
Na altura oportuna será feito o destaque que se julgar conveniente mas, aqui fica a informação de que esta Junta se candidatou a um Kit de primeira intervenção para o combate aos incêndios e a candidatura foi aprovada, estando a decorrer a fase de aquisição dos materiais.
Quanto à candidatura para a reflorestação de terrenos desta Autarquia na serra do Rabadão, e que foi aprovada há alguns tempos atrás, os trabalhos continuam a bom ritmo, e executados superiormente pela Associação Florestal do Concelho de Góis.
Até á próxima.
Graciano Rodrigues
in O Varzeense, de 15/11/2007

Etiquetas: ,