sábado, 27 de outubro de 2007

Relógios atrasam uma hora no domingo

No próximo domingo, dia 28 de Outubro, os portugueses vão poder dormir mais uma hora, já que às 02:00 vão ter de atrasar os seus relógios 60 minutos, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Com a entrada na hora de Inverno, os relógios vão ser atrasados de 60 minutos às 02:00 da madrugada de domingo, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para as 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores quando se registarem 01:00, os ponteiros vão atrasar-se para as 00:00.

«A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo instante em todos os países membros», recordou à agência Lusa Rui Agostinho, subdirector do Observatório Astronómico de Lisboa.

Ao contrário do que muitas vezes é dito, segundo Rui Agostinho, a mudança da hora prende-se com a necessidade de «não haver desfasamento solar» e «não com questões económicas».

A Comunidade Europeia faz estudos regulares para escutar os pareceres de todos os países, no sentido de verificar os indicadores mais e menos benéficos da mudança de hora. «Chegou-se à conclusão que a mudança de hora era a opção mais favorável, para as actividades económicas e para o próprio bem-estar das pessoas», referiu.

Para Rui Agostinho, as decisões desenvolvem-se em torno da necessidade «de se aproveitar o melhor possível a luz nas actividades num modo geral», uma vez que «há muitas actividades, nomeadamente a Agricultura, que dependem muito da luz solar para trabalhar».

Deste modo, para o subdirector do Observatório Astronómico, a mudança de hora «é benéfica para Portugal», porque se pode «aproveitar melhor as horas de sol», apesar de Portugal não ser dos países mais afectados pela mudança de hora, devido à existência de grande simetria entre o número de horas do dia e da noite.
in http://www.portugaldiario.iol.pt/

Etiquetas: