quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Congresso “Igualdade de Oportunidades: um Privilégio ou um Direito?” decorre hoje e amanhã, em Góis

O auditório da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), em Góis, acolhe, hoje e amanhã, o congresso “Igualdade de Oportunidades: um Privilégio ou um Direito?”, promovido por aquela associação, no âmbito de um conjunto de acções que tem vindo a desenvolver, a propósito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.

Com esta iniciativa, que dá voz a várias personalidades ligadas ao tema, a ADIBER pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária, promover a diversidade e a igualdade, combater novas formas de discriminação e, ao mesmo tempo, promover um espaço de reflexão debate. Destinado a técnicos superiores das instituições da região, autarcas, responsáveis institucionais, beneficiários das medidas de mercado social de emprego e, público em geral, o congresso reúne, nos dois dias, várias vozes directamente ligadas ao tema em análise.

De acordo com o programa definido para os dois dias, a sessão de abertura foi presidida por José Cabeças, presidente da ADIBER, José Girão Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Góis, Henrique Fernandes, Governador Civil do distrito de Coimbra e Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação. Ainda durante a manhã, terá lugar o painel “A Solidariedade Intergeracional”, no âmbito do qual, deverão ser abordados o “Voluntariado Jovem” e, os “Princípios de solidariedade e de dignidade humana numa sociedade envelhecida”. No período da tarde, decorrerão ainda dois painéis, o primeiro sobre “Educação para a Igualdade”, onde estarão em análise o “papel da Educação na promoção de Igualdade de Oportunidades” e, “A Educação e as (Des) Igualdades”. O segundo abordará “Os desafios contra a violência sobre as mulheres” e, analisará “os Direitos e Recursos que protegem as vítimas de violência” e o tema “Acabar com a violência sobre as mulheres”.

No quarto painel, agendado para amanhã estará, em cima da mesa, “a discriminação de pessoas portadoras de deficiência”, seguindo-se, no âmbito do último painel, “O combate à exclusão social”.

A Sessão de encerramento ficará a cargo do presidente da ADIBER e, de Luísa Portugal, representante da Estrutura da Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.
in Correio da Beira Serra, edição electrónica

Etiquetas: ,