segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Ideias

Já não são novidades para muitos concelhos do interior do país e porque nesses locais funcionam porque não as adaptar à realidade do concelho de Góis onde as aldeias, distantes da sede de concelho e das freguesias, estão habitadas essencialmente por idosos com fracos recursos económicos. Aqui ficam as propostas:

Oficina Domiciliária
Tratar-se-ia de uma viatura que realizaria pequenos serviços de reparação nos domicílios de pessoas com rendimentos inferiores à Retribuição Mínima Mensal Garantida por Lei (Salário Mínimo). O serviço seria gratuito e prestado por funcionários da Câmara Municipal ou das Juntas de Freguesia.


Unidade Móvel de Saúde
Seria uma maneira de assegurar uma maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde às populações da área de influência do Centro de Saúde.
Esta Unidade Móvel consistiria numa carrinha com mobiliário e equipamento médico com tecnologia de ponta a nível de diagnóstico, vocacionada para a prestação de cuidados de saúde em Medicina Geral e Familiar (médicos e enfermagem) e para acções de promoção da saúde e de prevenção da doença.
A Unidade Móvel de saúde resultaria de um acordo de cooperação institucional entre a Administração Regional de Saúde do Centro e a Câmara Municipal, através da qual a ARSC colocaria no Centro de Saúde a Unidade Móvel apetrechada com meios técnicos diferenciados e meios humanos adequados para a prestação de cuidados de saúde nomeadamente na área clínica e enfermagem, apoio domiciliário, vigilância de Programas de Saúde como diabetes, hipertensão, anticoagulação, oral, entre outros, e ainda vigilância do estado de saúde dos idosos, cuidados a acamados, rastreios, plano de vacinação e saúde escolar.
A autarquia asseguraria a manutenção e o combustível necessário à viatura.
No concelho de Góis, o isolamento das localidades e as longas distâncias a percorrer são obstáculos com que os seus habitantes se debatem, mas a Unidade Móvel contribuiria decisivamente para melhorar a acessibilidade da população aos cuidados de saúde.


Biblioteca Multimédia Itinerante
Tratar-se-ia de um veículo com alguns computadores que possibilitariam o acesso gratuito à internet, dispondo de livros e filmes para requisição. Poderia desenvolver, ainda, actividades em articulação com as escolas e instituições do concelho.

Etiquetas: