segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Núcleo quer intervir nos traçados de IC’s

Núcleo Empresarial do Interior e Beiras apresentou traçados alternativos do IC6, IC7 e IC37 ao secretário de estado das Obras Públicas.
O Núcleo Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB) vai juntar autarcas e empresários para discutirem traçados do IC6/IC7/IC37.
Os empresários querem que os IC’s saiam definitivamente do papel e sejam construídos o mais rapidamente possível.
O encontro entre os autarcas, empresários e o governo deverá ter lugar no próximo mês de Novembro, em Oliveira do Hospital, durante a inauguração da sede do NDEIB.
O secretário de estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, aceitou o convite para participar na inauguração e discutir com os autarcas e empresários os traçados destes IC’s, juntamente com técnicos da Estradas de Portugal (EP).
Recorde–se que recentemente Paulo Campos apresentou, em Coimbra, três cenários para estas três vias rápidas. As autarquias, associações empresariais e outras entidades foram convidadas a apresentar propostas, no âmbito da discussão pública, num prazo de vinte dias. Foi o que fez o NDEIB, tendo apresentado um traçado alternativo aos que constavam das três hipóteses apresentadas pelos técnicos das Estradas de Portugal.
“Foi um trabalho árduo”, revelou aos jornalistas, Fernando Tavares Pereira, presidente do NDEIB.
Segundo explicou o IC 37 (Viseu–Nelas–Seia) “deverá entroncar, próximo de Torroselo, com o IC6, seguindo depois o IC7 para a A25, entre Fornos de Algodres e Celorico da Beira, e o IC6 para a Covilhã, numa zona entre Sandomil e S. Gião, seguindo para Corgas, Vide, Covilhã”.
Desta forma, no entender do empresário, “todo o tráfego de, e para a Serra da Estrela, de Norte e Sul do país, irá contemplar a nossa região, indo entroncar entre o concelho de Oliveira do Hospital e Seia”.
No caso do IC6, no troço entre Poço do Gato e Torroselo, a proposta do NDEIB, passa próximo de Vila Chã, Vila Nova de Oliveirinha (Tábua) e depois já no concelho de Oliveira do Hospital, segue junto de Negrelos, Bobadela, Vendas de Gavinhos, passando entre Oliveira do Hospital e Lajeosa, Lagos da Beira e já no concelho de Seia entra próximo de Folhadosa, seguindo depois para Torroselo. “Este traçado não passa na Rede Natura e inclusivamente não terá que ser deitada abaixo nenhuma casa”, realça Fernando Tavares Pereira.
Na sua opinião os traçados alternativos do NDEIB “são os melhores para os concelhos de Oliveira do Hospital, Seia, Tábua, Arganil, Góis”.
Adiantando que o secretário de estado “ficou contente com o traçado”, que foi apresentado pelos empresários.
“Este trabalho que o núcleo tem feito, a todos os níveis, não só com o secretário de estado, mas com entidades locais, como com a EP, tem tido proveito e penso que estão criadas todas as condições para que haja uma adjudicação rápida deste traçado, de forma a que seja construído, uma vez que não vivemos só com o traçado no papel”, sublinha.
O NDEIB vai agora convidar “todas as entidades oficiais da região, Câmaras Municipais, associações, empresários, para que de uma vez por todas, todos juntos, consigamos defender estes acessos”. Fernando Tavares Pereira pretende que todas as entidades interessadas participem no encontro, em Oliveira do Hospital, para que se encontre um consenso quanto aos melhores traçados.
“Nós estamos longe do desenvolvimento, com esta região a ser esquecida ao longo de trinta ou quarenta anos”, lembra, acrescentando que a velha EN17, “não teve melhoras, teve foi mais demoras, mais semáforos, mais multas”.
Apelou mesmo para que as câmaras municipais de “Oliveira do Hospital, Seia, Tábua, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e até a Lousã, estejam juntas connosco, uma vez que todos juntos conseguimos fazer face a outros municípios que não querem este traçado”.
Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou os municípios de Viseu, Guarda, Nelas, Gouveia, Manteigas e Covilhã defendem dois dos traçados que já foram apresentados pelo governo.
in Diário As Beiras, de 29/10/2007

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