sábado, 6 de outubro de 2007

A água de Vila Nova do Ceira

Uma das tarefas reservadas aos cachopos do meu tempo era a de irem à fonte, e muita água tinham que carregar.
A recomendação era sempre a mesma: -lava o cântaro... e ninguém se esquecia de o fazer, portanto a água era sempre fresca e limpa. Hoje vive-se muito melhor, gasta-se água à vontade sem a canseira de se ir à fonte. É que ela está ali mesmo à mão, nas nossas torneiras, mas... não se lava o cântaro e a água que temos é tudo menos limpa, de há uns tempos para cá, quando a temos, o que nem sempre acontece.
Todos nós sabemos que quando chove as águas do rio Ceira (onde é a captação) ficam sujas e depois, penso eu (e mais pessoas como eu), que nunca ninguém se lembrou de lavar o cântaro, neste caso teria que ser o depósito.
Quem é que não viu nas panelas ou em outro recipiente onde a água repouse um pouco, a quantidade de terra que fica depositada no fundo?
Quem ainda não notou, quando a bebe, o gosto a lodo?
Este ano choveu bastante, durante o Verão e nem assim deixámos de ter faltas de água constantes.
No inverno as grandes cheias arrastam motores e entopem as captações e lá se ficam mais uns dias sem água. Pagamos o ar que fica nos canos e pagamos também as torneiras, máquinas de lavar ou esquentadores que se avariam.
Que jeito nos dava um certo autarca do norte que oferecia electrodomésticos aos eleitores!...
Mas... Entretanto, a Câmara Municipal de Góis afixou editais datados de 21 de Setembro, solicitando a compreensão de todos, e onde se avisam os utentes da freguesia de Vila Nova do Ceira, que "devido a obras de recuperação no açude do Linteiro a qualidade do abastecimento de água poderia ser afectada durante os próximos quinze dias".
Por isso... Temos que esperar por melhor água...
Maria da Graça
in O Varzeense, de 30/09/2007

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é o que acontece quando "certos" autarcas, gostam mais de vinho do que de agua...
Quando forem as eleições voltei a votar neles...

11 outubro, 2007 12:19  
Anonymous Anónimo said...

Obras no açude o Linteiro? Essa é Nova! Ou será no açude do Bracinho?. Na verdade, a, Câmara iniciou as obras no Linteiro mss dois dias depois levantou ferro e recomeçou os trabalhos no açude do Bracinho (Inviando) deixando no Linteiro o bonito serviço que todos podem admirar.
Enganou-se, acertou ao lado.
É assim que os dinheiros públicos são gastos no nosso concelho,,,

15 outubro, 2007 03:46  

Enviar um comentário

<< Home