sábado, 6 de outubro de 2007

Festas de Verão no Colmeal

Agosto trouxe devoção e animação ao Colmeal.
Mais uma vez a União Progressiva da Freguesia do Colmeal tomou a seu cargo a realização das Festas de Verão, entre os dias 10 e 13.
No Centro Paroquial Padre Anselmo o campeonato de sueca, na sexta-feira à noite, foi o motivo para um animado e disputado serão envolvendo uma dezena de equipas.
Com toda a aldeia iluminada e música própria para estas ocasiões, da responsabilidade de “Som Argus”, davam-se os últimos retoques nos enfeites do Largo e no palco cedido pela Câmara Municipal de Góis, onde haveriam de actuar os conjuntos.
Na manhã de sábado, como habitualmente, as provas de atletismo envolvendo vários escalões etários em que os mais jovens predominaram.



À tarde, com apreciável assistência, as provas de natação na piscina natural do açude da Ponte, espaço tão do nosso agrado e que no Verão se torna pequeno para todos os que passam férias no Colmeal e nas restantes aldeias da freguesia.
A procissão trazendo a imagem do Senhor da Amargura para a igreja efectuou-se, como de costume, ao final da tarde.
No Parque “Os Pioneiros” defrontaram-se duas das melhores equipas de futebol do momento, recheadas das suas estrelas, algumas vindas de outras aldeias e mesmo até do estrangeiro: os Solteiros e os Casados.
Há quem diga que a arbitragem não foi imparcial e isenta de erros, mas as imagens captadas não nos permitem corroborar essas opiniões. A assistência bastante numerosa foi de um civismo exemplar e incentivou indiscriminadamente as duas equipas.
À noite, o já conhecido conjunto “Lamiré” animava tudo e todos. Largo cheio, com a juventude em grande número e sempre divertidos.
Na Quermesse não havia mãos a medir, mas mesmo assim, ainda houve oportunidade para se deixarem contagiar com o “apita o comboio…”.
A Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis de novo esteve presente. Cumprimentou a aldeia e os colmealenses após a sua chegada na manhã de domingo, abrilhantou as cerimónias religiosas e na parte da tarde, no Largo D. Josefa, deu um magnífico concerto para todos os que quiseram assistir e que muitos foram.



As cerimónias religiosas, com o senhor Padre Carlos Cardoso e a presença de muitos fiéis espalharam a fé pelas ruas da aldeia, este ano num percurso mais reduzido.
Na noite de domingo, o conjunto “MP 5” a ninguém dava descanso com os seus ritmos.
A manhã de segunda-feira iniciou-se com o regresso do Senhor da Amargura à capelinha, acompanhado dos seus devotos.
Enquanto as pessoas iam chegando para o sempre desejado convívio no Parque de Merendas das Seladas, desenrolava-se um disputado campeonato de malha.
Sardinha assada, caldo verde, arroz e feijão, porco no espeto e as sobremesas tão especiais que só as senhoras do Colmeal sabem fazer, foram os ingredientes para uma bela tarde de animação e convívio entre todos.
Ainda houve tempo para uma prova de tiro ao alvo. Depois, foi a distribuição dos troféus aos vencedores e diplomas a todos os participantes. Realçamos o gesto simpático dos capitães das equipas de futebol que ofereceram as respectivas taças à União Progressiva.
Para terminar e sem ter sido previamente anunciado, a surpresa da noite – o conjunto “Cheirinhos do Sul”. Foi um bom, alegre e divertido fim de festa.
O nosso obrigado a todos aqueles que connosco colaboraram, porque sem a vossa ajuda nada teria sido possível.
P’la Direcção - A. Domingos Santos
in Jornal de Arganil, de 4/10/2007

Etiquetas: ,