segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Carta de Geminação, Góis e Oroso

O Presidente do Concelho de Oroso (Santiago de Compostela, Espanha), D. Manuel Miras Franqueira e o Presidente da Câmara Municipal do Concelho de Góis, Sr. José Girão Vitorino, assinaram no passado dia 21 uma “Carta de Geminação” entre ambas as localidades...

Ratificando o mesmo acto já praticado anteriormente em Góis, o qual teve lugar pelas 13,15 horas no Centro Cultural de Usos Múltiplos, em Sigueiro-Oroso, logo a seguir a uma recepção realizada pelas 11,30 horas na “Casa Consistorial” por parte da Corporação Municipal de Oroso à Delegação de Góis.
A representação portuguesa estava formada, para além de José Girão Vitorino, pelo Presidente da Assembleia Municipal do Concelho de Góis, José António Pereira de Carvalho, bem como pela Vice-Presidente da Câmara, Maria Helena Antunes Barata Moniz e o Assessor Dr. Victor Manuel Fonseca Duarte, juntando-se-lhe durante a noite os Srs Governador Civil do Distrito de Coimbra, Dr. Henrique Lopes Fernandes, e o responsável pelos Bombeiros e Protecção Civil, Tenente-Coronel António Fernando Ferreira Martins, Comandante Operacional do Distrito de Coimbra, os quais deram à comitiva um carácter oficial.
Entre as autoridades galegas estiveram presentes o Subdelegado do Governo na Galícia, D. José Manuel Pose Mesura, Dª Matilde Begona Rodriguez Rumbo, Directora Geral da Administração Local da Junta da Galícia, D. António Lagares Pérez, representante da “Deputación Provincial da Coruna” bem como o Sr. Governador Civil da Galiza, entre outros vereadores e responsáveis locais.
Após a assinatura do Acto de Geminação seguiram-se os discursos, sendo no final, pelos respectivos Presidentes, trocadas as bandeiras de ambos os países bem como alguns presentes relacionados com cada concelho, relevando a entrega ao Presidente do Concelho de Oroso pelo Presidente da Assembleia Municipal de Góis, de uma réplica de uma “Casa de Xisto”, terminando a cerimónia com o Hino Galego tocado pelo Gaiteiro Guancho Porto. Na mesma sala esteve exposta uma amostra dos produtos de Góis, que variavam desde os queijos até ao mel, passando pela broa, pão doce, filhoses e outras especialidades goienses.
Logo de seguida os representantes oficiais galegos e portugueses efectuaram uma reunião de trabalho, onde aproveitaram para estreitar laços de amizade e compartilhar experiências em termos de Segurança, Crime organizado, Protecção Civil e outras actividades da responsabilidade dos seus Gabinetes, tendo sido assumido um compromisso de incrementar, num futuro próximo, relações mais estreitas, na medida em que os problemas que se colocam são comuns a ambos os países.
Assim, as Delegações acordaram em manter contactos periódicos entre as distintas administrações e fixar um calendário de reuniões, sendo a primeira a realizar em Góis, com a presença de entidades espanholas e portuguesas ligadas ao mais alto nível à Protecção Civil, Bombeiros e Policia, para debate e eventual definição de estratégias dos assuntos ligados a cada sector se tal se justificar e for oportuno.
O Presidente do Concelho de Oroso, D. Manuel Mirás afirmou que “Oroso e Góis têm uma importante actividade social e cultural”, sendo mostra desse dinamismo o certame internacional GÓISARTE 2007, que este ano chegou à sua 11ª edição, na qual participou o Concelho de Oroso através da remessa de uma obra do conhecido pintor Manuel Vázquez Alemán, remetendo também uma selecção de obras de artistas para a mesma exposição, obras essas que, conjuntamente com outras de vários artistas portugueses, estiverem presentes na exposição OROSOARTE 2007 realizada de 20 a 22 deste mês. Durante estes dias, também artistas espanhóis e portugueses se espalharam pelos parques circundantes e largos da cidade, trabalhando ao vivo os seus trabalhos, apreciados pelos muitos visitantes.
Oroso, concelho onde residem cerca de 12.000 pessoas, localizado a cerca de 12 km de Santiago de Compostela, e Góis, tem ainda em comum uma grande afinidade com os Rios que os atravessam, tendo-se realizado após uma visita ao concelho, nomeadamente aos seus parques industriais, um almoço campestre durante o qual actuou o Grupo Folclórico Lembranzas do Tambre, que, com as suas danças, cantares e trajes, cativou toda a assistência.
Terminou assim da melhor maneira, com o reforço dos laços de amizade entre os dois povos ibéricos, a visita da comitiva portuguesa, ficando para história a assinatura da primeira geminação feita pelo Concelho de Góis.
Góis, 26.09.2007
JC
in www.cm-gois.pt

Etiquetas: , ,