sábado, 29 de setembro de 2007

Turismo na Região Centro

Porque o turismo é uma actividade fundamental para o desenvolvimento do nosso interior, volto ao tema.

Trata-se dum sector que cria riqueza e emprego.

A Região Centro, particularmente a chamada Beira-Serra, tem recursos patrimoniais, naturais, boa gastronomia, hospitalidade e diversidade concentrada.

O chamado Turismo da Natureza cada vez tem mais procura. São já muitos os que escolhem o campo, montanha, rios e praias fluviais.

Sendo assim, é preciso estar atento à realidade e encontrar respostas que correspondam às exigências do mercado.

Desde logo, é essencial partir do pressuposto que toda e qualquer valorização nesta área terá de respeitar as áreas naturais e a tradição.

Depois, é necessário pôr de lado bairrismos mesquinhos e concentrar esforços em acções coordenadas e alargadas a toda a região.

O objectivo terá que ser, para além de atrair as pessoas, criar condições para que por cá se mantenham alguns dias.

A Região de Turismo do Centro tem a responsabilidade pela promoção desta indústria em 24 municípios. As Câmaras Municipais têm os seus próprios pelouros de turismo.

Só o trabalho conjunto destes organismos possibilitará obter bons resultados: melhores acessibilidades, mais e melhor oferta de alojamento e restauração e criar espaços de lazer e cultura.

A região tem que ser promovida no conjunto, realçando as diversidades.

Atendendo às características deste sector, a acção primordial caberá à Região de Turismo do Centro, como órgão motor e coordenador.

Na minha opinião não tem feito o suficiente, pelo menos no que respeita a esta zona mais interior.

Quem passe pelo Posto de Turismo da RTC em Coimbra, só a pedido e mesmo assim com alguma dificuldade, encontra alguma informação que o incentive a visitar alguns dos 24 concelhos que a integram.

Mesmo a recente e boa iniciativa de divulgar algumas praias fluviais acaba por ser muito limitada. O folheto promocional poderia ser mais esclarecedor acerca das zonas onde se localizam.Procurar a praia de Janeiro de Baixo não é o mesmo que ir à Figueira da Foz.
A.R.
in Jornal de Arganil, de 27/09/2007

Etiquetas: ,