domingo, 23 de setembro de 2007

Portugueses e Finlandeses cooperam no âmbito do Programa LEADER + / ADIBER

Decorre desde o passado dia 18 de Setembro, em Saarilla, na Finlândia, o designado II Radio Camp, integrado no Projecto “Village Radio” que se encontra a ser implementado no âmbito do Programa LEADER +, de que é Entidade Promotora, a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra em parceria com as suas congéneres finlandesas, Joensuu Region LAG e Kalakukko Development Association.

Uma delegação de 20 pessoas, constituída por representantes dos municípios da Beira Serra, de Associações de Juventude e das rádios locais - Rádio Clube de Arganil e Rádio Boa Nova de Oliveira do Hospital, participam, pela segunda vez, numa acção de formação com o objectivo de dinamizarem na região da Beira Serra [concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua], a produção de programas de rádio, realizados pelos residentes nas várias aldeias envolvidas.

A delegação portuguesa foi acolhida numa quinta pedagógica nos arredores da cidade de Joensuu, onde em conjunto com um grupo de finlandeses têm recebido formação em técnicas de planificação de reportagens de exterior, redacção de noticias e entrevistas, aprendendo a conduzir e a registar entrevistas que, posteriormente, são tratadas em software específico de edição de áudio.

Posteriormente, os quatro grupos de trabalho “invadiram” a região, dirigindo-se a várias aldeias e instituições locais onde recolheram e registaram em áudio vários depoimentos e histórias de vida de habitantes dessas aldeias.

Foram tratados temas como a dinamização de equipamentos e actividades culturais, o voluntariado social e o trabalho voluntário em prol da comunidade, actividades de apoio social à população idosa, o empreendedorismo a partir dos recursos e saberes-fazer locais, o fabrico de instrumentos musicais, a história da igreja ortodoxa local e a recolha e aproveitamento económico de produtos da floresta [bagas, cogumelos, etc.].

A partir do trabalho de campo realizado serão editados vários programas de rádio, temáticos, com a duração média de 6 minutos que irão para ser emitidos pelas 4 rádios envolvidas no projecto – R.C. Arganil e Boa Nova, de Portugal; Rádio Rex e Oikea Asema, da Finlândia.

O I Radio Camp realizado em Maio, em Portugal, complementado com esta segunda iniciativa tem permitido consolidar e aprofundar esta metodologia que, para além da componente informativa e radiofónica, é uma projecto que permite envolver activamente os mais jovens e os mais idosos em actividades da comunidade, divulgar as potencialidades e riquezas locais destes territórios rurais, em simultâneo com a divulgação e utilização das tecnologias da informação da comunicação [TIC] nestas mesmas regiões.

Fundamentalmente, o projecto consiste no envolvimento das rádios locais na identificação e formação de colaboradores que operarão como realizadores/animadores de rádio que, por sua vez, com o recursos de gravadores mp3, um computador portátil e um programa de edição de áudio, produzem programas de rádio que são enviados por e-mail para a grelha de programação das rádios envolvidas.

É, em suma, um modelo inovador de divulgação das TIC em meio rural, de promoção das potencialidades locais com o apoio da rádio, é um projecto que permite conjugar sem reservas Inovação e Tradição em Meio Rural.

Esta primeira experiência permite, segundo a ADIBER, perspectivar novas iniciativas de cooperação para o futuro, dado o entusiasmo suscitado nas várias Entidades parceiras envolvidas.
in www.aprincesadoalva.com

Etiquetas: