quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Alvares - Obras de Requalificação na Praia Fluvial

Numa visita de trabalho e a convite do presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão Vitorino, visitámos algumas obras, importantes, na freguesia de Alvares, dentre as quais a zona industrial de Cortes e a praia fluvial, na ribeira do Sinhel, na sede de freguesia.
Da responsabilidade da Câmara Municipal e depois de concluídas as obras da primeira fase, cujo montante ascendeu a mais de 88 mil euros, estão em curso as obras da 2.ª fase da praia fluvial (que vão ascender a quase 50 mil euros) e que incluem «passeio pedonal e distribuição do espaço verde constituído por árvores e relva, permitindo ao utente o usufruto do local, percorrendo ou simplesmente ficando...
Para usufruto das crianças prevê-se a instalação de um parque infantil».
E apesar dos Invernos, de vez em quando, deixarem marcas com as enxurradas, prepara-se assim e quase no seu início, a próxima época balnear, dando mais e melhores condições a um espaço que, no seu conjunto, enriquece o concelho nas suas praias fluviais, que em cada ano são cada vez mais procuradas.
Este é o propósito da Câmara Municipal, como nos salientou o seu presidente, José Girão Vitorino, durante esta visita de trabalho a terras de Alvares, que foi acompanhada pela vice-presidente Helena Moniz, e pelo presidente da Junta de Freguesia, Vítor Duarte.
Vítor Duarte que, bem consciente da desertificação e das consequências, nefastas, para a freguesia, tem apostado em contrariar este fenómeno e com a Câmara Municipal criando condições para o bem-estar das populações. Não só na requalificação e valorização dos espaços, mas também em obras como a zona industrial e seus acessos, nos caminhos municipais, serventias, nos muros e em tantos outros pequenos e grandes problemas que vão surgindo e é necessário resolver.
Na zona industrial de Cortes, com capacidade para 7 empresas, estão já instaladas 5, que no seu conjunto criaram mais de uma dezena de postos de trabalho, estando a Câmara Municipal a preparar um lote com uma grande área para estar disponível para que uma outra empresa que ali se queria vir instalar, como nos disse o presidente da Câmara.

Não há desemprego da freguesia
Além das várias dezenas de mulheres, algumas mesmo já do concelho de Pedrogão Grande, que trabalham no Centro Social Paroquial de Alvares (e também aqui a instituição a cumprir a sua missão social), como nos disse o presidente da Junta de Freguesia, alguma da mão de obra masculina já é absorvida pelas empresas instaladas.
«Só não trabalha quem não quer», disse-nos o presidente da Câmara, que continua a apostar, forte, não em função dos votos, como referiu, mas na melhoria das condições de vida dos municípes. «E apesar desta freguesia estar distante da sede, faz parte do concelho».
Por isso também outra grande obra feita pela Câmara Municipal, a rede de águas e saneamento em Alvares, provocados pela urgência do Lar de S. Mateus, deixando os esgotos de correr a céu aberto para a ribeira do Sinhel, onde as águas continuam a correr cristalinas, os peixes abundam e brilham ao sol da tarde e a convidar a passar momentos agradáveis (e até «fora de horas») sobretudo nos dias e noites quentes que estão a chegar ao fim, na certeza de que para o ano mais pessoas virão, porque a praia (já com todas as condições desse nome) e os alvarenses as esperam...
J. M. Castanheira
in A Comarca de Arganil, de 18/09/2007

Etiquetas: