quinta-feira, 2 de agosto de 2007

P.e Amílcar Aleixo - 50 anos de sacerdócio

No dia 15 de Agosto, o Reverendíssiomo Padre Amílcar Pedro Aleixo celebrará 50 anos de ordenação sacerdotal.
Natural de Chã de Alvares, filho de Manuel Pedro Aleixo e de Patrocínia Aleixo, formou-se no seminário de Coimbra, sendo ordenado na Sé Nova de Coimbra em 15 de Agosto de 1957. Dez dias depois, a 25 de Agosto, celebrou a missa nova na sua terra natal, ainda na antiga capela de Santa Margarida.
Nestes 50 anos de sacerdócio esteve sempre ao serviço da Diocese de Coimbra, onde presentemente exerce os seguintes cargos: - Vice-Chamceler da Cúria Diocesana, Secretário da Secção de Confrarias, Irmandades e Legados Pios, responsável pela Liga da Caridade Sacerdotal e Assistente do Conselho de Confrarias de S. Vicente de Paulo.
Foi também um dos principais impulsionadores da construção da «nova» capela de Santa Margarida, iniciada a 6 de Fevereiro de 1960 (1.ª reunião da comissão construtora) e inaugurada a 26 de Agosto de 1962.
Entre muitas qualidades que o P.e Amílcar possui, permitam-me destacar duas: a generosidade e o dom da palavra. Na primeira, principalmente pela permanente disponibilidade para colaborar ou estar presente em tudo o que tenha a ver com Chã de Alvares ou no que os seus conterrâneos e amigos lhe solicitem. Na segunda a beleza como se exprime, principalmente nas homilias.
Efectivamente, estas são sempre duma beleza encantadora e de uma enorme profundidade espiritual. Quem o ouve, nunca fica indiferente às suas palavras, umas vezes transmitindo-nos força e alento, outras calma e tranquilidade e não são raras as vezes ainda, que nos emociona até às lágrimas.
Ao celebrar as bodas de ouro sacerdotais, desejamos que Deus lhe dê muita vida e saúde para continuar nos caminhos que há 50 anos se comprometeu trilhar. Os seus amigos e conterrâneos precisam de si e Chã de Alvares também.
Neste mesmo dia também celebrará as bodas de ouro sacerdotais o Pároco de Alvares, Reverendíssimo P.e Ramiro Moreira. Que Deus lhe conceda também muita vida e saúde para continuar a apascentar o seu rebanho e liderar a grande obra social que construiu.
José Manuel Simões Anjos
in O Varzeense, de 30/07/2007

Etiquetas: