domingo, 19 de agosto de 2007

Concentração mais concorrida de sempre

O ambiente é o de um festival de música de Verão respira-se liberdade, há alegria e corpos relaxados, semidespidos. Mas um dado adicional relembra que estamos na 14ª Concentração Mototurística de Góis, no distrito de Coimbra: o vaivém de veículos de duas rodas. O organizador Rui Paulo Conceição faz um balanço "muito positivo" do evento, que termina hoje: "Este ano, vamos atingir o maior número de inscrições de sempre: 10 mil só no Parque Natural de Mototurismo, sem contar com os outros visitantes". E acrescenta: "Sentimo-nos realizados, porque foram muitos meses de trabalho para pôr isto de pé". O investimento rondou os 200 mil euros.

"Esta edição parece ter atraído mais pessoas do que as anteriores, até porque este ano S. Pedro decidiu colaborou connosco", diz Rui Paulo, sorridente. Mas as razões para o êxito e para o bom ambiente que vigora advêm, a seu ver, do respeito que existe entre todos.

"A concentração de Góis não tem nada a ver com disparates, com excessos. Aqui, toda a gente é bem recebida, desde que se porte bem. Felizmente, consegue- -se andar com um carrinho de bebé no meio das motas". As regras a cumprir são simples ter civismo e não perturbar os outros. Isso tem acontecido. Tanto que, desde que sigam as normas, os motociclistas são livres de circular pela vila sem usar capacete.

Joaquim Santos, de 26 anos, atribui não cinco, mas "sete estrelas" ao evento. "Pela liberdade e pela natureza", valeu a pena sair de Viseu, garante. Também Nélson Bastos, de 47 anos, oriundo de Sever do Vouga, tece elogios ao evento e à organização "Já estive noutras concentrações. A de Faro é extravagante, tem um ambiente de loucura. Esta é diferente, muito agradável. Não há excessos nem shows eróticos. O programa está muito bem conseguido". Cláudio Cerejeira, de Faro, discorda: "É um escândalo não haver strippers! Uma concentração motard sem strippers é como um jardim sem flores!".

O programa de festas encerra hoje com o desfile dos participantes pelas ruas da vila, a partir das 10 horas da manhã.
in Jornal de Notícias, de 19/08/2007

Etiquetas: