terça-feira, 17 de julho de 2007

Município de Góis alerta para o início do período crítico

O período crítico (período durante o qual vigoram medidas e acções especiais de prevenção contra os incêndios florestais) teve início no dia 1 de Julho e vai estender-se pelo menos até ao dia 30 de Setembro, pela Portaria n.º 755/2007 de 29 de Junho, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas.
Sabendo que, a maioria dos incêndios florestais se deve, à imprudência e ao descuido na utilização do fogo, durante o período de Verão, pedimos a todos os cidadãos que estejam atentos, impedindo o lançamento de foguetes na floresta, a realização de piqueniques nas zonas florestais, com utilização de fogueiras para cozinhar alimentos, a realização de queimas de resíduos florestais e agrícolas.
Durante este período de tempo, é interdita qualquer acção no interior dos espaços agrícolas e florestais com recurso ao uso do fogo e a utilização de mecanismos que possam produzir fogo por faíscas, desprovidos de tapa chamas (exemplo: bombas de água, tractores agrícolas e florestais, motorroçadouras e motoserras).
É também indispensável que haja um cuidado no sentido de não serem lançados cigarros para a floresta, ou para as bermas das estradas.
Importaria ainda, que todos os cidadãos promovessem, sem utilizarem o fogo (ou seja, enterrando o material de maiores dimensões, deixando-o bem destroçado no terreno, ou retirando-o desse local), à limpeza dos matos junto das casas e dos caminhos, como forma de impedirem que os incêndios se aproximem das suas habitações, ou das suas instalações agrícolas, pecuárias e industriais.
A prevenção aos incêndios deverá ser uma constante ao longo de todo o ano, com a limpeza dos 50 metros em torno das casas de habitação e os 100 metros ao redor das povoações. Esta é uma obrigação de todos, que passa por cada um de nós!
O Município de Góis conta com a colaboração de todos na protecção do Concelho.
Para mais informações contacte o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Góis (235770110) e em caso de incêndio ligue o 112 (número grátis) ou faça o alerta para os Bombeiros Voluntários de Góis, pelo número 235771122,
in O Varzeense, de 15/07/2007

Etiquetas: