segunda-feira, 16 de julho de 2007

Homenagem ao Mineiro e ao Eng.º Mitchell

O Movimento Cidadãos por Góis vai homenagear o mineiro goiense e o engenheiro Stanley Mitchell e lançar o livro "Góis, Tempo de Volfrâmio Entre Memória e História", de João Nogueira Ramos.
O lançamento será no próximo dia 11 de Agosto, pelas 15 horas, no Auditório da Casa do Artista de Góis.



Stanley Mitchell
Nasceu na Cornualha, em Inglaterra, a 14 de Novembro de 1895, filho de John Heury e Ellen Mitchell.
Casou em Góis, com Francisca Luísa Gonçalves.
Engenheiro mineiro, veio para Portugal com 27 anos, para as Minas da Panasqueira. Anos depois, instala-se em Góis, ainda solteiro, onde, trabalhando por conta própria, desenvolveu uma grande actividade como explorador e industrial mineiro. Foi concessionário do Couto Mineiro de Góis, que mais tarde, os seus descendentes trespassaram para a COFENA. A ele se deve, em grande parte, a actividade mineira do volfrâmio, havida no nosso concelho, no século passado.
Foi técnico e colaborador da Companhia de Papel de Góis.
Construiu, à sua custa, a Casa de Caridade “Rosa Maria”, nome da sua filha mais nova, natural de Góis, que ofereceu à Associação Educativa e Recreativa de Góis. Fez parte dos corpos directivos desta Associação, com acção dinamizadora na área do teatro, tendo-lhe sido concedido o diploma de Sócio Honorário.
Foi agraciado pelo Governo Português, com o grau de Oficial da Ordem de Benemerência, por ter prestado “importantes serviços ao concelho de Góis”, e homenageado pela Câmara Municipal de Góis, pela Casa do Concelho de Góis e pela Casa da Comarca de Arganil.
O seu nome está na toponímia da vila de Góis, por deliberação da Câmara Municipal, numa homenagem a título póstumo ao “ saudoso britânico que fez de Góis a sua terra adoptiva, dando-lhe o melhor do seu espírito, da sua inteligência e do seu trabalho”.
Morreu em Lisboa, no mês de Agosto de 1957.
in www.portaldomovimento.com

Etiquetas: , ,