sexta-feira, 27 de julho de 2007

Associação Integrar no Centro de Férias do Carapinhal

Com 13 anos de actividade, a Associação Integrar tem desenvolvido diversos programas de solidariedade no âmbito do apoio à integração social e comunitária e de formação profissional dos muitos cidadãos excluídos do nosso país. O mais recente projecto dá pelo nome de “Quinta dos Olivais” e contempla dinâmicas de grupo, actividades ocupacionais de carácter agrícola, tratamento de animais e actividades de aventura e risco controlado.

A “Quinta dos Olivais” engloba actividades diversas, como a produção agrícola, uma quinta pedagógica denominada “Joaninha Sabe-Tudo” e a prática de desportos de aventura e risco controlado.

A produção agrícola é uma das actividades que se pode praticar nesta quinta, fomentando uma maior ligação dos participantes com a natureza. A prática de horticultura, floricultura e fruticultura não só ensina uma nova modalidade como incute um espírito de entreajuda. Podemos verificar estas capacidades na medida em que os produtos criados têm em vista o consumo no Centro de Acolhimento e Inserção Social.

A Associação Integrar promove, ainda, o acesso à Quinta Pedagógica “Joaninha Sabe-Tudo”. Todos são bem-vindos, quer utentes dos diversos projectos, quer de outras entidades que se mostrem interessadas, especificamente de Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e de ATLs. Como actividades a desenvolver na Quinta Pedagógica destaca-se o contacto com a natureza e com os animais, a construção de um herbário e de bonecos de germinação, que têm como objectivo proporcionar a aprendizagem, a compreensão e a sensibilização para a preservação da natureza.

Com ofertas de vário índole, a Quinta dos Olivais proporciona, também, o acesso a desportos de aventura e risco controlado. Desde slide e rappel, passando pela ponte e escada suspensas, terminando no alto, com a escalada, as actividades são diversas e dirigidas a todos os que pretendam sentir a adrenalina na corrente sanguínea. Este espaço disponibiliza ainda um circuito de manutenção, um campo relvado onde podem ser praticadas diversas modalidades e uma pista de orientação que possibilita a aquisição de técnicas de orientação.

Em fase de preparação encontram-se outras duas actividades. São elas a “pista de trânsito” e a criação de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA). A primeira destina-se à sensibilização e prevenção dos acidentes rodoviários e à utilização cuidadosa das vias de trânsito, bem como à promoção do conhecimento dos sinais e regras de trânsito. Por seu lado, os cursos de formação EFA a serem ministrados serão de Operador de Manutenção de Espaços Verdes e Operador de Hortofruticultura, Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas. Estes cursos são destinados a maiores de 18 anos, à procura do primeiro emprego, sendo uma resposta para externos e para utentes da Instituição. Será possibilitada a integração de 15 formandos, em cada curso com duração de 1955 horas, que ficarão com equivalência ao 9º ano e certificação de nível II, da União Europeia.

Com vista à sustentabilidade dos projectos e equipamentos da Instituição, a Associação Integrar possui, ainda, um Departamento de Animação e Actividades Externas. São diversas as actividades de animação que a Integrar disponibiliza. A manutenção de espaços verdes é encarada por esta associação como uma prioridade cívica. A construção de jardins e a manutenção e limpeza destes locais contribuem para um melhor ambiente.

Para além destas valências, a Associação Integrar conta ainda com serviços de mudanças e serviços de pequenas reparações, um centro de férias do Carapinhal e uma “Fábrica das Brincadeiras”.

Esta última dinamiza distintos ateliers, designadamente ateliers de Pintura em Tecido, de Caracterização de Rostos, de Construção de Fantoches, Hora do Conto, Animação de Festas de Aniversário, e Actividades com a Unidade Lúdica Móvel “A Traquina”.

Já o Centro de Férias do Carapinhal, situado na Vila do Carapinhal, no Concelho de Góis, está implementado na Escola EB1 do Barreiro. Equipado com 12 camas, três casas de banho, kitchenette, televisão e aquecimento, o Centro de Férias apresenta uma área envolvente com jardim que propicia o acesso a campismo e a materiais diversificados de lazer, desporto e actividades radicais. De entre estes materiais destaca-se uma parede de escalada artificial, BTTs e Canoas. Este espaço pode ser arrendado a entidades externas ou a particulares.

A Associação Integrar é uma colectividade que apoia os mais desfavorecidos, nomeadamente crianças e jovens em situação de risco, ex-reclusos e indivíduos em cumprimento de medidas penais de execução na comunidade. A criação de equipamentos, e adaptação dos existentes, ajudam numa progressiva integração sócio-profissional de pessoas desfavorecidas, através de acções de formação e de apoio social. Desta forma, desenvolve-se o intercâmbio cultural e científico com organismos oficiais e particulares congéneres. Estes 13 anos de trabalho reflectem uma dura batalha que tem sido travada em luta pela justiça e pelo apoio aos mais excluídos.

A inovação nos vários projectos e equipamentos sociais desenvolvidos, a qualidade na acção directa com os utentes, a exigência a todos os níveis e a busca do sucesso na intervenção têm sido os pilares desta associação que apoia cerca de 1300 utentes.

A Integrar tem tido um crucial papel na defesa daqueles que não têm os meios suficientes para viver condignamente. O escuro que enche de negro a vida de muitos dos utentes é gradualmente substituído por uma luz de esperança que surge pelas mãos da Integrar. Essa luminosidade é transmitida pela mascote “Luzinhas” que tem sido o reflexo do empenho e determinação de todos os membros desta Instituição.
André Pereira
in O Despertar, edição electrónica

Etiquetas: