quinta-feira, 26 de julho de 2007

Artesanato de Góis

"(...) o Artesanato deverá ser a forma mais simples que se usa para expressar uma interiorização satírica na vontade de trazer à luz tudo quanto nasce dentro de cada um, uma vivência profunda no ilimitado do tempo, a ternura da recordação do antigamente sempre renovado como o pão que se come, a terra que se cava e semeia".

As expressões da diversidade do artesanato de Góis - trabalhos em madeira (colheres de pau, por exemplo), trapologia, miniaturas de alfaias agrícolas, trabalhos em estanho, fiação de lãs e linho, casas em xisto (miniaturas) - traduzem o modo de sentir dos goienses e constitui um verdadeiro património cultural.

O artesanato de Góis assume igualmente alguma importância sócio-económica, dado que nele estão envolvidas pessoas que a ele se dedicam como profissão a tempo inteiro ou como ocupação em tempo parcial.

A importância do artesanato ressalta ainda como factor de atracção do visitante e como motivação à permanência de turistas. Tal importância é sublinhada num contexto em que o turismo se perspectiva como um dos vectores de desenvolvimento do concelho de Góis e numa época em que se procuram cada vez mais alternativas ao cosmopolitismo dos grandes centros urbanos, aumenta o interesse pelos aspectos culturais, históricos e naturais, bem como o conhecimento da realidade e vivência das populações do meio rural.

Etiquetas: ,