quarta-feira, 20 de junho de 2007

XVII Festival de Folclore em Vila Nova do Ceira

As Sachadeiras da Várzea organizaram pela décima sétima vez o Festival de Folclore, em Vila Nova do Ceira. Este evento realizou-se no passado dia 27 de Maio e contou também com a presença de Ranchos vindos de diferentes locais, nomeadamente do Baixo Minho, Beira Alta, Seia e Galiza - Espanha.
Do programa destacou-se o almoço servido na praia fluvial das Canaveias, onde nem a chuva, que teimou em espreitar, assustou as duas centenas de pessoas que marcaram presença.
De tarde, seguiu-se o desfile de todos os Ranchos participantes, que para não continuar a correr o risco de ter como espectadora a "menina" chuva, se deslocou para o pavilhão do campo de futebol.
A abrir o espectáculo, o povo foi brindado com o Rancho local: As Sachadeiras da Várzea, seguindo-se o grupo Folclórico de Sigueiro - Galiza - Espanha. O terceiro Rancho a desfilar foi o de Fafe - Baixo Minho, em quarto lugar, o Grupo Etnográfico do Sabugal - Beira Alta e por último, o Rancho Folclórico Etnográfico "Os Camponeses de Teixeira" - Seia.
Todos os Ranchos presentes duvulgaram a cultura da sua região e mostraram as diferentes formas de dançar o Folclore, que afinal são o encanto de cada um dos povos.
Em representação da Câmara Municipal esteve a vice-presidente D. Helena Moniz que felicitou o Rancho das Sachadeiras pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da cultura, dos valores e da tradição do povo de Vila Nova do Ceira e do seu concelho.
O Festival insere-se no plano de actividades das Sachadeiras que tem como objectivo preservar e divulgar os usos e costumes da sua região.
in O Varzeense, de 15/06/2007

Etiquetas: