quarta-feira, 20 de junho de 2007

Freguesia de Góis aposta na juventude






A Junta de Freguesia de Góis distribuiu, no dia 4 de Junho, a todos os alunos das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da sua freguesia, um pequeno livro composto por diversos assuntos que, para além de elementares às aulas, são também elementos básicos na construção de uma vida qualificada dos nossos jovens, nomeadamente a tabuada, unidades de medida, explicação da moeda, entre muitos outros temas.
Desta forma, o elenco da Junta de Freguesia de Góis (Alberto Jorge, Graciano Rodrigues e Paula Gonçalves), em conjunto com o presidente do Agrupamento de Escolas do Concelho, Prof. José Albuquerque dirigiram-se à Escola de Ponte do Sótão, seguindo para Bordeiro e finalizando na vila de Góis, de forma a que nenhum aluno ficasse sem o livrinho.
Preocupada com o desenvolvimento educativo, a Junta de Freguesia pretendeu que este acto fosse uma forma útil de assinalar o Dia da Criança e o quase final do ano lectivo.
Segundo os autarcas, os alunos poderão até já ter este material noutros livros, mas, estão crentes que o facto de ser uma oferta global a cada turma poderá trazer benefícios, nomeadamente, no despertar para o interesse do aluno, bem como, a forma prática e acessível com que se encontra elaborado o livro.
O presidente do Agrupamento, Prof. Albuquerque considerou o livro muito completo e referiu que este se adapta a todos os alunos do 1.º Ciclo e, segundo afirmou: “também não fazia mal nenhum aos alunos do 5.º ano”.
Este foi mais um, de entre os muitos apoios, que a Junta ConVIDA tem dado aos jovens de Góis. Lembro que, ainda há bem pouco tempo apoiou os alunos residentes em Góis e que frequentam a Escola de Arganil, na viagem de estudo que efectuaram a Inglaterra, apoiou também a viagem de finalistas dos alunos do 9.º ano, tem manifestado um grande apoio para com os Escoteiros de Góis, tem prestado um vasto apoio no programa OTL (Ocupação de Tempos Livres) para os jovens. Como parceiros do PROGRID fizeram todos os contactos com os comerciantes de Góis para angariar vantagens no que concerne ao cartão SLIJ, para jovens. Também é hábito desta Junta dar apoio universitário sempre que lhe é solicitado. Ainda não há muito tempo que levaram os jovens da sua freguesia ao cinema e têm já agendado um passeio surpresa, com data a anunciar brevemente. Também o futebol e a filarmónica Goiense têm sido contemplados com o apoio da Junta de Freguesia.
Segundo opinião do elenco da Junta é ajudando os jovens que se consegue construir o futuro.
Por tudo isto, os jovens responderão certamente: “Vale a pena viver em Góis”.
in O Varzeense, de 15/06/2007

Etiquetas: , , ,