terça-feira, 19 de junho de 2007

Encontro de Concertinas e Harmónios no Barreiro

A Associação dos Amigos de Santa Bárbara organizou mais um encontro de concertinas e harmónios. O programa contou com baile realizado pelo artista Tiago Silva e a sua concertina no dia 2 de Junho e com um almoço convívio sucedido da actuação de diversos tocadores de concertinas, harmónio e acordeão, que preencheram a tarde do dia 3 de Junho.
O encontro que já se realiza pelo terceiro ano consecutivo tem vindo a crescer quer em qualidade quer em quantidade e este ano contou com cerca de 120 pessoas.
A ementa composta por grelhados e pela típica sopa à lavrador foi confeccionada pelos conterrâneos que deixaram a sua região muito bem representada em termos gastronómicos.
Depois de todos os estômagos bem aconchegados, chegou a hora de cerca de duas dezenas e meia de tocadores passarem pelo palco. Uns que aprenderam com o pai ou com o avô, outros andaram numa escola, outros são auto-didactas, mas todos afinal deixaram no Barreiro a marca de um género musical que se está a vincular cada vez com maior intensidade.
Esta forma de divulgar a cultura e de reunir o povo num alegre convívio estendeu-se até ao final da tarde com uma sardinhada, febras na brasa e muita animação.

Agradecimentos
A Associação dos Amigos de Santa Bárbara agradece a todos os que participaram no terceiro encontro de concertinas do Barreiro, pois foi graças ao seu valioso contributo que este evento teve, uma vez mais, o êxito e nível que por todos é reconhecido, consagrando-se já com um acontecimento lúdico-cultural assinalável no contexto regional.
Permitam-nos porém fazer uma especial referência a todos os que colaboraram com os seus donativos peculiares: à Câmara Municipal de Góis, "Zé do Talho" e aos nossos conterrâneos do Juncal, pelos contributos relevantes em géneros e que permitiram a confecção de uma parte substancial da componente gastronómica deste evento.
Por último, um abraço fraterno e amigo para todos os concertinistas presentes, pelo seu empenho, talento e generosidade. Bem hajam.
in O Varzeense, de 15/06/2007

Etiquetas: ,