quarta-feira, 6 de junho de 2007

O campeão Vasco Ferreira Lopes

Na serra também crescem campeões. Já nos tinhamos habituado a vê-lo obter bons resultados nos torneios em que habitualmente participa, mas desta vez, de uma forma gloriosa atingiu o patamar máximo na competição. Foi coroado de campeão nacional de Petanca, na categoria de Mão a Mão, e ele é o nosso conterrâneo Vasco Ferreira Lopes, natural e residente no lugar de Ponte do Sótão, da freguesia e concelho de Góis.
Há dois anos atrás, e numa organização em que ele também foi parte interveniente, disputou-se pela primeira vez e até agora única, o torneio de abertura de Petanca em Góis. Nesta altura a jogar em casa, e com a motivação extra e apoio dos amigos, conseguiu vencer o torneio, onde estiveram presentes quase uma centena de equipas, sendo o número de jogadores superior às duas centenas.
Mas, voltando à mais recente glória, o Vasco que enquanto jogador representa o Clube de Petanca da Carapinheira, do concelho de Montemor-o-Velho, porque este é o clube mais próximo da sua residência, embora a uma distância considerável, o que lhe implica um esforço suplementar, de deslocação quer para os treinos, quer para as provas, o que ainda mais lhe valoriza os feitos alcançados. O Vasco que foi emigrante em França, casado e com dois filhos, abraçou a modalidade aquando da sua estadia na cidade luz, daí e até hoje é vê-lo a praticar e descrever a modalidade com aquela alma de quem sabe atingir o auge do prazer com a prática desportiva.
Como se chega a campeão? Como ele próprio o diz: muito treino e é preciso ter a estrela de campeão, e essa ei tive-a, durante o percurso que atravessei até chegar ao título. Mas, acrescento eu, e os adversários altamente credenciados na modalidade, com quem se teve que bater até chegar ao jogo final. Neste percurso ultrapassou a primeira eliminatória que se realizou em Guimarães, e depois a segunda realizada na Batalha, para chegar à final que se disputou na cidade de Tavira, juntamente com outros dezasseis jogadores, em que o Vasco era o único representante da zona Centro do País, eliminando-os até à partida final, que jogou com o campeão de 2006 e venceu, sagrando-se assim Campeão Nacional de Petanca, na categoria de Mão a Mão, subindo ao lugar mais alto do pódio e envergando a camisola de Campeão.
Nesta crónica endereçamos-lhe os nossos parabéns, que de certeza, poderão representar a alegria de muito boa gente, que se orgulha e sabe reconhecer os feitos alcançados por aqueles que são nossoa amigos.
Que a Petanca ainda te traga muitas alegrias.
Graciano Rodrigues
in O Varzeense, de 30/05/2007

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Alexandre Amarelo said...

Desejo-lhe os melhores resultados sendo um jogador que merece esse resultado pela forma que joga e o jogador que é! Força ao campeão Vasco!
Um abraço

08 junho, 2007 13:33  
Blogger Alexandre Amarelo said...

Meus Parabéns ao vosso Campeão Vasco! Merece esse titulo pela forma como joga e pelo o jogador que é!!!
Um abraço e desejo-lhe bons resultados!

08 junho, 2007 13:34  
Blogger Alexandre Amarelo said...

Desejo-lhe os melhores resultados sendo um jogador que merece esse resultado pela forma que joga e o jogador que é! Força Vasco
Um abraço

08 junho, 2007 13:34  
Blogger Alexandre Amarelo said...

Parabéns ao vosso Campeão Vasco!
Merece esse titulo pela forma como joga e pelo o jogador que é!!!
Desejo-lhe optimos resultados e que continue a representar a zona centro como tem representado; )
Um abraço!

08 junho, 2007 13:37  

Enviar um comentário

<< Home