domingo, 24 de junho de 2007

Dia do Corpo de Deus em Vila Nova do Ceira

As celebrações realizadas na Solenidade do dia do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo (tradicionalmente chamado "Dia do Corpo de Deus"), em Vila Nova do Ceira e em Góis, foram mais uma vez vividas de forma intensa. A quinta-feira, dia 7 de Junho, trouxe a alegria de uma fé renovada e proclamada, nas celebrações eucarísticas e nas procissões realizadas com a presneça de centenas de fiéis.

Em Vila Nova do Ceira
Com a participação de um elevado número de fiéis, o Dia do Corpo e Sangue de Cristo foi mais uma prova de que a fé está viva em Vila Nova do Ceira, como há bem poucas semans se afirmara a propósito da Visita Pastoral.
Dias antes já as pessoas reuniam flores e verduras, e na quinta-feira, bem cedo, um grupo de duas dezenas e meia de paroquianos, ornamentou as ruas por onde viria a passar a Procissão do Santíssimo. Verdadeiras obras de arte foram desenhadas no chão, apenas com flores, serradura e muita habilidade.
As celebrações litúgicas, presididas pelo pároco, P.e António Calixto, tiveram o seu ponto central na Eucaristia, que teve lugar na Igreja Matriz, e na qual se realizaram as festas da Eucaristia (Primeira Comunhão), para os alunos do 2.º ano da Catequese, e da Fé (Profissão de Fé), para os alunos do 6.º ano da Catequese.
No final da Eucaristia Solene realizou-se a Procissão com o Santíssimo Sacramento que, ao som da Filarmónica Varzeense, percorreu as ruas que tradicionalmente acolhem esta manisfestação da mesma Fé antes celebrada na Eucaristia, vindo a terminar na Igreja, após o que foi dada a Benção com o Santíssimo Sacramento.
Digno de nota e de apreço é o elevado número de pessoas que participaram nestas celebrações festivas, demonstrando, assim, que o povo cristão de Vila Nova do Ceira, além de não deixar "cair" as tradições que herdou, as sabe valorizar, integrar e viver com uma intensidade cada vez maior.
A paróquia, e todo o povo em geral, agradece a colaboração prestada pela GNR que encaminhou o trânsito por forma a não provocar danos na ornamentação das ruas, e à Junta de Freguesia que se ocupou da sua limpeza.
in O Varzeense, de 15/06/2007

Etiquetas: