quarta-feira, 16 de maio de 2007

40 anos de carreira, 60 anos de idade do mestre H. Mourão

No Museu da República e Resistência - Espaço Grandella, na Estrada de Benfica, em Lisboa, foi inaugurada no passado dia 10, uma exposição individual de pintura do mestre H. Mourato, comemorativa dos seus 40 anos de carreira e 60 de idade.
Ligado à nossa tera, Henrique António Afonso Mourato de seu nome completo, nasceu em 10 de Maio de 1947, em Santiago do Cacém, e a 13 de Dezembro de 1975, casou com Maria Fernanda dos Santos Nogueira Afonso Mourato e teve um filho na década de 70, Henrique Tiago Nogueira Afonso Mourato.
Pintor, escultor, gravador, H. Mourato é um dos maiores mestres das artes plásticas lusitanas e divulgador da cultura portuguesa no exterior, contando no seu curriculum com mais de 800 exposições quer indivíduais quer colectivas em Portugal e além fronteiras, venceu alguns prémios e conquistou menções honrosas. Como escultor tem quase uma dezena de esculturas ao ar livre por Portugal inteiro e ainda vários painéis de azulejos também ao ar livre. Ilustrador de jornais e revistas, capista nacional e internacional (mais de 200) e desenhista de propaganda. Encontra-se representado em Museus, Fundações e Organismos um pouco por todo o mundo, é Barão de Santiago do Cacém e Cavaleiro das Imperial Ordem da Estrela de Honra do Império da Etiópia, Honorário da Real Irmandade de São Miguel de Ala e da Ordem Real do Leão de Ruanda e Patrono Comendador dos Museus do Vaticano.
in Jornal de Arganil, de 15/05/2007

Etiquetas: