sexta-feira, 23 de março de 2007

FotoXisto - projecto colectivo de interpretação visual das Aldeias do Xisto

Ao longo de 4 meses 61 pessoas registaram 1400 imagens em 10 das 23 aldeias que constituem a rede das Aldeias do Xisto. Como resultado de um processo de selecção baseado em critérios técnicos e de representatividade, são agora mostradas 240 fotografias.

Resultam de imagens recolhidas pelos habitantes, habituais ou temporários, de locais que ficam nas costas dos principais eixos viários e de pólos urbanos relevantes. São habitualmente referidas como áreas de esvaziamento populacional e acelerado envelhecimento da estrutura etária, espaços de fraca competitividade e produtividade da base económica. O interior do interior.

Foram utilizadas câmaras digitais simples, intencionalmente escolhidas para vincar o carácter popular e espontâneo deste projecto. Assumiram-se as exposições incorrectas e tremidas, os enquadramentos pouco ortodoxos e a fraca resolução.

E o que nos mostram estas imagens? Panorâmicas surpreendentes, recantos desconhecidos e, acima de tudo, uma proximidade às pessoas e às suas actividades que de outro modo teria sido difícil captar. Vemos uma população envelhecida e, até, a morte, como a de uma senhora que nos deixou poucas horas depois de fotografada. Mas vemos ainda resistência e coragem, traduzidas em actividades económicas que são, nalguns casos, explícitas e diversificadas, mostrando aldeias de vivências contínuas e intensas, embora muito ligadas a modos de vida tradicionais. Noutros casos essas actividades mais pontuais e restritas, ligadas sobretudo ao ócio e ao lazer sazonal. É também notória a tendência para uma renovação que não é só a das paredes das casas de xisto.

Estas são, enfim, as grandes linhas do retrato feito pelos habitantes de 10 aldeias.
João Margalha

A exposição fotográfica está patente ao público nas aldeias da Aigra Nova e Aigra Velha até 7 de Abril. As fotografias apresentadas são destas aldeias e estão patentes na mostra.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só falta uma fotozita de Algares.

23 março, 2007 22:14  

Enviar um comentário

<< Home