quarta-feira, 28 de março de 2007

Alunos de Góis reflorestaram Rabadão

Cerca de 150 crianças, de onze turmas da Escola Básica 2,3 de Góis, comemoraram o Dia Mundial da Floresta plantando uma árvore.
Chegados à Nossa Senhora da Guia de autocarro, equiparam-se de t-shirt, alusiva aos cuidados a ter na floresta, boné e dali rumaram a pé até ao alto da serra do Rabadão, num percurso de 3 km.
Com a ajuda dos sapadores florestais, alunos de duas turmas do 5.º e 6.º ano, três do 7.º e duas do 8.º e 9.º ano de escolaridade reflorestaram aquele espaço com árvores escolhidas de acordo com as características da serra: espécies autóctones da região, como o sobreiro, o carvalho e o castanheiro. Com o aviso de que "A floresta é tua... protege-a!" e os conselhos ambientais "quando passeares na floresta não faças lixo; não brinques com o fogo; leva o piquenique de casa", calçaram as luvas, levaram a árvore para o local, já preparados, escolheram o «buraco» para plantar a sua espécie, pegaram no sacho e aprenderam assim um dos processos de reflorestação da serra. A rega coube aos Bombeiros Voluntários de Góis, outras das entidades presentes, a par também dos guardas florestais, na comemoração deste dia sob o lema "Um dia na floresta".
Organizado pela Câmara Municipal, o objectivo da acção consistiu em promover a educação florestal e ambiental da comunidade estudantil, de forma a sensibilizá-los para os procedimentos correctos a ter com a natureza. O projecto está incluído numa candidatura aprovada ao Fundo Florestal Permanente, financiando-o em 85 mil euros, uma parte para a vigilância e outra para a sensibilização.


Símbolo de Góis

José Girão Vitorino, presidente do município de Góis, considera que comparando os jovens de antigamente com os jovens de hoje, estes já têm «sensibilização» no que diz respeito a valores específicos na floresta. Para muito, diz, têm contribuído as acções realizadas junto deles, desde que andam no jardim de infância até serem adultos. Na faixa etária mais avançada, os avisos e alertas são feitos através de panfletos e em festas-convívios ligados às comissões de melhoramentos, apelando ao "bom senso das pessoas", nomeadamente no que concerne às fogueiras. O autarca assegura que este tipo de campanha tem tido resultado, assim com o trabalho dos Bombeiros Voluntários, sapadores e guarda florestal "podemos considerar, felizmente, que o concelho de Góis está verde, que ainda está verde". Uma "luta" para a qual todas as entidades estão e têm de estar envolvidas, " a nossa floresta é também um símbolo de riqueza para a qual devemos estar todos unidos", afirma.
Quanto ao papel da Câmara Municipal, o edil frisa que esta tem que dar o exemplo, e por isso, além do projecto de vigilância na floresta, está já aprovada a candidatura para outras acções em que se incluem a limpeza de caminhos ou a sinalização de estradas na serra.
Diana Duarte
in A Comarca de Arganil, de 27/03/2007

Etiquetas: