domingo, 25 de fevereiro de 2007

A actividade mineira no concelho de Góis



Nos finais dos anos 30 e princípios de 40, a exploração de minério foi uma indústria com relevância económica e social.

No concelho, são numerosos os sinais de exploração antiga, quer em galerias, quer em terraços fluviais, mas a sua cronologia é desconhecida. No entanto, por achados arqueológicos na região, supõe-se que os romanos tenham aqui explorado o ouro e o estanho, antes de outros povos o terem feito.

Agora, em meados do século XX, Góis vai novamente passar por um período de grande animação, envolvendo as comunidades locais e centenas de imigrantes, sobretudo dos concelhos vizinhos, atraídos pelas zonas estano - volframítica das freguesias de Cadafaz e de Góis, e aurífera no norte da freguesia de Alvares.

Foram anos de movimento de grandes quantidades de dinheiro, que animaram a economia local, proporcionando enriquecimento em muitos dos seus autóctones, a fixação de forasteiros, originando novas famílias, e o desenvolvimento de algumas estruturas locais. Infelizmente foi tempo efémero. A Grande Guerra, com a desordem e espionagem a que esteve associada, e a conjuntura internacional que se lhe seguiu, não foram favoráveis para a criação de uma indústria mineira consistente, como chegou na época a ser equacionada.
João Nogueira Ramos