quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Arte de Alice Sande foi homenageada

O Movimento “Cidadãos por Góis” levou a efeito no passado dia 9 de Dezembro uma sessão de homenagem à pintora e miniaturista Alice Sande recentemente falecida em Góis.
A homenagem reuniu amigos e admiradores de Alice Sande e incluiu uma romagem ao cemitério onde foram depositadas flores e onde Cristina Ramos e Luís Nogueira Ramos (sobrinho da homenageada) fizeram uma breve evocação da sua memória.
Depois, na residência de Alice Sande, os Paços Velhos, foi descerrada uma placa alusiva à homenagem. Seguiu-se, no auditório da Adiber, uma sessão presidida pelo presidente do Movimento Cidadãos por Góis, José Barros. Na mesa tiveram lugar, também, José Girão, presidente da câmara, Machado Lopes, professor de arqueologia, António Travassos, cirurgião oftalmológico, e Pedro Nogueira Ramos, sobrinho da homenageada.
José Girão lembrou a publicação, pela câmara, de um livro sobre Alice Sande que também já havia concorrido para a consagração do seu valor. Machado Lopes que fez uma digressão pelas origens da miniatura, pois é nesta especialidade que mais admira a arte de Alice Sande, fazendo passar pelas mãos da assistência duas miniaturas da artista.
António Travassos, por seu turno, historiou a forma como conheceu e como restitui a visão a Alice Sande, passando de assistente médico da homenageada a admirador e amigo. Amizade que os anos serviram para consolidar e que hoje, na clínica onde tratou Alice Sande se podem admirar trabalhos seus.
Na Casa do Artista, entretanto, estiveram em exposição as miniaturas deixadas em testamento à câmara e outros trabalhos da artista cedidos por coleccionadores particulares.
in Diário As Beiras, de 13/12/2006

Etiquetas: , ,