segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Percurso 8 - Vila Nova do Ceira


EXTENSÃO: 5,75 km
DURAÇÃO: Cerca de 3 horas
DIFICULDADE: Moderada, extensão média

Dirija-se a Vila Nova do Ceira e estacione o carro no largo da Igreja. Está no centro da localidade, onde encontra várias casas de comércio. Este é o percurso que passa pelas mais baixas altitudes na Beira Serra, mas é tmabém marcado por um troço de grande inclinação. Aproveite a paisagem de contrastes que vai do vale até ao cerro de quartzito da Candosa.
Comece a caminhada pela rua que está ao lado da Cooperativa, e encontrará mais à frente uma escultura realizada por H. Mourato. Prossiga em direcção a Salgueiral, onde terá oportunidade de ver mais perto o rio Ceira. Continue o caminho pela direita, por entre campos cultivados em terreno plano e à beira do rio vá percorrendo a zona da Cibana. Siga sempre em frente e na estrada de alcatrão vire à direita para o Cabril. Ali pode seguir até ao local onde o Ceira e o Sotão se encontram e conhecer um dos locais mais fotografados do concelho: os rios seguem por um abismo de quartzito.
Volte atrás e um pouco antes do Cabril siga no caminho que fica na linha de água, à direita, e se dirige à encosta e depois ao cerro da Candosa. Este é o troço mais difícil do percurso, rumando à ermida por uma subida de assinalável declive. Perto da capela encontrará a estrada de alcatrão que terá de tomar pela direita até ao largo da capela. Aí descanse, aproveite para apreciar a paisagem que o cerca, o rio lá em baixo por entre uma funda garganta de pedra. Respire o ar, aproveite para comer e meditar, se for caso disso.
Agora retorne à estrada de asfalto pela esquerda e desca para Vila Nova do Ceira. No caminho poderá apreciar novamente o vale cultivado de um verde exuberante.
in Carta de Lazer da Beira Serra, ADIBER

Etiquetas: , ,