quarta-feira, 22 de novembro de 2006

EXTENSÃO: 9,25 km
DURAÇÃO: Cerca de 4h30m
DIFICULDADE: Moderada, extensão média

Continue viagem da Cabreira até Capelo e estacione aí a viatura. Ainda junto ao rio Ceira, prepare-se para uma nova caminhada ao longo de um dos muitos cursos de água que o alimentam. Comece o trajecto pela estrada de asfalto que segue até ao cimo da aldeia de Capelo. Daí continue pela mesma estrada, agora em terra batida, até subir à meia encosta do vale da ribeira da Sandinha.
A partir daqui, a subida será mais suave e avistam-se na encosta oposta várias escombreiras, vestígios da intensa exploração mineira da zona. A existência de jazidas de volfrâmio mas também de estanho, naquela zona tornou possível, durante a II Guerra Mundial, a criação de empresas mineiras, a movimentação de dinheiro e o emprego de grande parte da população das aldeias circundantes à área concessionada para minas. Nas imediações do Cabeço do Pião, o caminho contorna o vale e dirige-se para a aldeia da Sandinha. A meio do percurso de volta, a inclinação torna-se mais acentuada e os caminhos multiplicam-se, pelo que deve tomar atenção em cada cruzamento. Ao chegar à estrada de asfalto perto do Lavadouro local da Sandinha, vire à esquerda e siga a estrada até Capelo.