segunda-feira, 20 de novembro de 2006

EXTENSÃO: 5,75 km
DURAÇÃO: Cerca de 3 horas
DIFICULDADE: Elevada, extensão média

Começamos por uma subida ao Monte do Rabadão. Vá pela estrada junto aos Bombeiros Voluntários que segue para Cortecega. Na primeira curva acentuada que encontra, vá pelo estreito caminho, inferior, e inicie a descoberta. A zona que vai atravessar era todos os dias percorrida por trabalhadores há cerca de 40 anos, que se dirigiam às minas da Senhora da Guia, na encosta acima deste local. Continue a caminhada e passará por algumas casas antigas, perto das quais deverá atravessar uma linha de água. Segue-se uma subida a meia encosta preenchida pela exploração florestal. Seguirá o caminho que passa ao lado de antigas instalações mineiras. À medida que sobe tenha cuidado e não saia do trilho, os locais que o rodeiam poderão ter chaminés de antigas minas.
Acima poderá desviar-se do caminho até ao largo da capela da Senhora da Guia onde poderá descansar, beber água e aproveitar para lanchar, debaixo dos grandiosos carvalhos que lá se encontram.
Voltando ao trajecto, vai subir pelo terceiro caminho a contar da esquerda até ao Monte do Rabadão. Quando chegar ao alto, estará na estrada principal, em terra batida, que atravessa o Rabadão, pela qual avança até encontrar uma nova estrada, à sua direita, por onde vai descer. Descerá pela encosta oposta àquela pela qual subiu até chegar novamente à curva que lhe serviu de ponto de partida.