terça-feira, 21 de novembro de 2006

Algumas questões à volta da RECICLAGEM

O material informático é reciclável?
O lixo digital e tecnológico é um dos grandes desafios da actualidade devido à puluição que provoca. É, por isso, necessário apelar à responsabilidade social das empresas e tornar efectiva a legislação de 2002 que estabelece regras para a criação de circuitos de recolha destes equipamentos.
Estima-se que, em Portugal, apenas 5% do material informático é reciclado, pois há apenas duas empresas vocacionadas para o fazer e um desconhecimento grande, por parte dos consumidores, que optam por deitar os computadores, impressoras ou telemóveis para o lixo ou guardá-los em casa, no sotão ou numa arrecadação, por desconhecerem que o seu computador ou impressora apesar de velho e obsoleto pode valer alguns euros.

Que destino devo dar às radiografias?
Há várias organizações que, pontualmente, ou de forma continuada, fazem campanhas de recolha de radiografias. Pode entregá-las nas próprias instituições, ou em farmácias, mas antes de o fazer retire os relatórios que as acompanham. Ao entregar as suas radiografias (com mais de 5 anos) está a contribuir para as causas humanitárias, pois a prata extraída (10 quilos por tonelada) é vendida e ajuda estas organizações a financiarem algumas das suas missões humanitárias.

O que devo fazer aos óleos alimentares?
Em Portugal, ainda é escassa a recolha selectiva e reciclagem de óleos alimentares. No entanto, há algumas autarquias que já fazem a recolha e alguns projectos-piloto que tentam tornar mais dinâmica a recolha destes produtos que, depois de reciclados, dão origem ao fabrico de sabões e biodisel.
Se na área da sua residência não existe recolha selectiva, deve colocar o óleo usado numa garrafa bem arrolhada e depositá-lo no contentorde lixo indiferenciado. Nunca despeje os óleos na sanita ou no lava-loiças pois, além de provocar corrosão nas tubagens, obstruir os esgotos e colocar graves problemas de funcionamento às ETAR, é uma prática punível por lei.

E onde coloco as tampas das garrafas?
Em princípio, devem ser colocadas no contentor de lixo indiferenciado. Algumas empresas e escolas fazem recolha selectiva, mas tem que ser o consumidor a fazer a entrega nos locais de recolha.

As rolhas não são recicláveis?
A cortiça natural é biodegradável, mas também é altamente reciclável. O processo, porém, é complexo e caro e em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países, ainda não se pratica. Deve, por isso, colocá-las no lixo indiferenciado.

Que fazer às velharias?
Um televisor avariado sem possibilidade de ser recuperado, o sofá da sala com uma perna e as molas partidas, são apenas alguns exemplos de objectos que, pelo seu volume, não podem ser colocados nos Ecopontos ou nos contentores tradicionais. Muitas pessoas, sem saberem o que lhes fazer, colocam-nos na rua, na expectativa de que sejam levados durante a recolha do lixo. Trata-se de uma conduta reprovável, pois a maioria das autarquias - que denominam estes objectos de monstros - tem regras próprias para a sua recolha e disponibiliza um número de telefone para onde deve ligar a pedir que a recolha seja efectuada. Informe-se na Junta de Freguesia sobre os procedimentos a tomar.

Para onde vai o lixo depois de o colocarmos nos Ecopontos?
É transportado para Centrais de Triagem, ond é feita a selecção mais rigorosa das embalagens usadas. O alumínio e o aço, por exemplo, são separados em duas categorias e o plástico entre três a cinco. As embalagens de vidro são enviadas para as unidades de reciclagem que procedem ao seu tratamento e o papel para as indústrias papeleiras onde será dividido em várias categorias e depois reciclado.
Quando chegam à Unidade Recicladora, os resíduos de embalagens são sujeitos a lavagem e remoção de rótulos, etiquetas e tampas. Muitas pessoas fazem a separação dos lixos domésticos, mas desconhecem a necessidade de remover essas impurezas. Depois, dependendo dos materiais, são sujeitos a processos de trituração ou fundição, sendo integrados no fabrico de outros produtos.

O que é um Ecocentro?
É um parque de grandes dimensões onde pode ser entregue um conjunto de materiais (lixos) que, não estando abrangidos na recolha selectiva, podem ser reciclados. Dependendo da sua dimensão, pode aí entregar materiais tão diversos como lâmpadas, óleos de motores, roupas, estores, entulho, madeiras ou "monstros" (sofás, colchões, electrodomésticos), que depois de tratamento adequado seguirão para reciclagem.
Carlos Barbosa de Oliveira
in Formar, n.º 55

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tem uma empresa em são leopoldo ( regiao metropolitana de porto alegre) que recicla todo o tipo de sucata digital o mome da empresa é SARCO e o e-mail é sarco-reciclagemdigital@hotmail.com e o site pelo que vi esta em construção ainda mas eles atendem toda a região do rs..

15 janeiro, 2009 19:57  

Enviar um comentário

<< Home