terça-feira, 24 de outubro de 2006

EN 342: A Pior Estrada de Portugal

Será que nós merecemos ter que enfrentar o pesadelo de transitar na EN 342?
Eu, infelizmente, tenho que utilizar esta via diariamente e não se pode, em abono da verdade, chamar a mesma de estrada, tal o seu deplorável estado de conservação. Tenho um amigo que diz que nós todos deveríamos plantar couves nos buracos existentes na mesma pois assim sempre tinha algum aproveitamento.
É de lastimar que uma estrada tão bonita, na qual até as próprias curvas me encantam, que a todo o passo nos surpreende com paisagens magníficas, em vez de ser uma via agradável está transformada num autêntico pesadelo. Se queremos atrair turistas, de certeza que este não é o melhor meio de o fazer, ninguém que não necessite passa duas vezes neste percurso, uma vez chega para nunca mais voltar.
Os turistas só continuam a vir porque a nossa região foi bafejada pela natureza e tem realmente belezas incomparáveis, muitos mais poderiam vir. O Turismo será provavelmente a nossa grande indústria no futuro.
É inadmissível que os governos deste País nunca tenham feito obras, para que, esta importante via de comunicação seja transitável, só continuamos a utilizá-la por porque não temos alternativa. Os nossos veículos sofrem, desgastam-se e ficam velhos muito mais depressa.
Pior ainda são os doentes provenientes da Pampilhosa da Serra, pois as ambulâncias onde os mesmos são transportados para Coimbra, têm que utilizar esta "estrada", penso que, se o pai ou a mãe de um qualquer ministro tivesse que fazer este trajecto, a mesma já estaria há muito tempo arranjada.
Ouvimos que as obras iriam começar no primeiro trimestre deste ano, pura ilusão, há dinheiro para muitas coisas mas para esta obra não. Tivemos a grata surpresa de ver há pouco tempo uns "placards" colocados ao longo da "estrada" anunciando que as tão desejadas obras teriam em breve o seu início, mas rapidamente os mesmos foram cobertos com panos brancos (deveriam ter sido panos pretos, como já li algures, pois essa é a cor do luto) para que não se conseguissem ler e a semana passada operários da empresa a quem terá sido adjudicada a obra andaram a retirar todos os avisos, possivelmente porque o governo, ou será desgoverno(?), não vai pagar mais nenhuma obra pública até ao fim do ano para cumprir as metas do deficit orçamental e assim fazer o seu papel de bom aluno de Bruxelas, com medidas destas é fácil cumprir. Já agora deixo aqui uma sugestão para que o governo consiga cumprir, no próximo ano não façam nenhuma obra pública, remédio santo para o deficit e até conseguem arranjar mais algum para mais reformas de luxo para os amigos.
Nós, os que teimamos em continuar a viver onde queremos e gostamos, não temos que nos faça chegar o nosso descontentamento ao poder central, vivemos quase isolados do resto do País, falam tanto em desertificação, mas são os que têm o poder os principais culpados, porque só falam e não aprovam medidas concretas, pois se nem as estradas são transitáveis.
Sem boas vias de comunicação não pode haver desenvolvimento, cada vez haverá menos empregos, os investidores não apostam em locais onde é difícil escoar os seus produtos e assim as nossas terras estarão condenadas a ficarem desertas, temos que inverter esta tendência, o mais rapidamente possível. Não podemos ficar sentados nas nossas cadeiras sem agir, temos que pôr todos os meios ao nosso alcance, fazer ouvir a nossa voz e mostrar o nosso descontentamento, pela maneira discriminatória como somos tratados, principalmente pelo poder central.
A EN 342 é uma estrada vital para o desenvolvimento, pricipalmente do nosso concelho, mas também é muito importante para os concelhos vizinhos, temos que esperar, mas até quando?
A paciência tem limitas, por mim já os passei, somos um povo calmo e pacífico, mas penso que, devemos organizar uma marcha lenta desde a Lousã até Arganil, na qual todos os veículos levassem faixas ou panos pretos e convocar a comunicação social, especialmente as televisões, para que em Portugal inteiro se saiba que existe uma estrada vital para uma região que se encontra em tal estado que mais parece uma picada de um qualquer país de África. Temos que agir todos em conjunto e rapidamente.
Para terminar e só para os Goienses: Não se esqueçam de falar e mobilizar todos os vossos familiares e amigos para que mudem o recenseamento para Góis.
José Manuel Bandeira
in O Varzeense, de 15/10/2006

Etiquetas: