segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Matemática desenvolvida em Góis


A Escola EB 2,3 de Góis desenvolveu um Plano de Acção para a Matemática. Este plano prevê a possibilidade das escolas serem equipadas com laboratórios de matemática, e de terem um acompanhamento e orientação por parte do Gabinete de Avaliação Educacional. Faz também parte do programa a formação contínua em matemática dos professores, não só do 1.º ciclo mas também para os do 2.º ciclo.A Escola EB 2,3 de Góis vai iniciar esta ideia com a divulgação da matemática através de livros que, em conjunto com a disciplina de português, serão apresentados como fichas de leitura. Está também prevista a decoração da sala CoMat, uma espécie de laboratório de matemática, que será equipada com jogos de estratégia, software educativo, um quadro interactivo, entre outros, e onde se pode desenvolver um conjunto muito vasto de actividades que, segundo João Gonçalves, numa hora suplementar de matemática pode ser explorado a matemática sobre um tema diferente, dando o exemplo de no 5.º ano ser “Matemática no mercado”, no 6.º “Matemática no desporto”, “Geometria na arte” no 7.º ano, “Estatística nos media” no 8.º e no ano seguinte “Matemática na literatura”. Este projecto inclui também a colaboração das outras disciplinas curriculares, como Educação Visual para a criação de jogos estratégicos, por aulas de substituição e ainda reuniões com os encarregados de educação apelando ao seu envolvimento no percurso escolar do seu educando.Este projecto foi apresentado ao Ministério da Educação para diminuir os níveis negativos na tão problemática disciplina de matemática, após uma avaliação externa aos resultados dos exames do 6.º ao 9.º anos, que confirmaram o já previsto quadro negro. No entanto, para o Ministério da Educação, são necessárias algumas alterações para este projecto seguir em frente. Segundo o coordenador do departamento de matemática desta escola, existem algumas medidas que já podem ser aplicadas sem ser necessário mais recursos humanos e materiais, para além dos já existentes.
in Trevim, n.º 1036, de 12/10/2006

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