segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Escapelada em Vila Nova do Ceira

Um dos costumes da região de Vila Nova do Ceira é a sementeira do milho: antigamente os campos eram lavrados com a charrua puxada por uma junta de bois, depois de lavrada a terra, era também gradada com um arado para que se tornasse bem lisa, só depois era semeado o milho. Passado alguns meses, depois de este estar criado e seco, os lavradores cortavam-no e traziam-no para as suas casas nas carroças de bois, onde era separada a espiga da palha, dando-se a este processo o nome de escapelada. Para fazerem a escapelada, as pessoas juntavam-se nos serões, fazendo disso uma festa.
É esta iniciativa que o Rancho Folclórico "As Sachadeiras da Várzea" agendou para a tarde do dia 29 de Outubro, no Adro, junto à Igreja Matriz de Vila Nova do Ceira. Esta actividade, para além da música do Rancho orientador, terá um grupo convidado: o Rancho Folclórico "Flores de S. João", de Casal de S. João, em Coja.
O convívio inicia com um almoço, na sede do Rancho, onde não faltará a feijoada e a broa, lembrando os tempos de outrora. A seguir realiza-se a escapelada.
Com esta iniciativa, o Rancho Folclórico pretende avivar a memória dos mais velhos e apresentar aos mais novos os costumes e as tradições das gentes de Vila Nova do Ceira.

Etiquetas: