sábado, 28 de outubro de 2006

Comemorações do Dia do Farmacêutico

Comemorou-se, no dia 26 de Setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico, correspondendo, no calendário litúrgico, ao Dia de São Cosme e de São Damião, padroeiros da profissão. Para além das comemorações nacionais, que este ano tiveram lugar em Coimbra, e nas quais se prestou uma justa e merecida homenagem a um conjunto de Farmacêuticos que desempenham ou desempenharam um papel relevante na classe, as comemorações da data pretenderam exteriorizar, para os cidadãos em geral, a importância do Farmacêutico na promoção da saúde e na prevenção da doença, sempre em proximidade com as populações onde está inserido.
Apostada em comemorar o Dia Nacional do Farmacêutico juntamente com as populações, a Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos resolveu salientar o papel das filarmónicas, reconhecendo a sua importância no panorama cultural nacional, com especial relevância ao nível das pequenas localidades.
O papel desempenhado pelo farmacêuticos, enquanto profissionais de saúde, e pelas Filarmónicas, enquanto instituições culturais, é por todos reconhecido. Assim, a Ordem dos Farmacêuticos e a Federação das Filarmónicas do Distrito de Coimbra certas de que, a participação dos cidadãos nestas comemorações, assistindo aos concertos ds suas Filarmónicas, não deixariam de ser uma forma de retribuir a qualidade e a proximidade com que Farmacêuticos e Filarmónicas desempenham as respectivas actividades, decidiram associar-se, promovendo um conjunto de concertos.
No concelho de Góis, tivemos no dia 29 de Setembro, o serão preenchido pela Filarmónica Varzeense, que de mãos dadas com os farmacêuticos de Vila Nova do Ceira, transmitiram à população o empenho que têm em prevenir e solucionar para alcançar o bem estar de todos.
Da mesma forma e inserido no mesmo programa, no dia 1 de Outubro a Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis levou a efeito um concerto nas instalações desta Associação.
Esta iniciativa de comemorar o Dia Nacional do Farmacêutico em parceria com as Filarmónicas locais vem validar a importância de uma frase que é já utilizada desde a antiguidade grega: "mente sã em corpo são".
in O Varzeense, de 15/10/2006

Etiquetas: ,