quinta-feira, 26 de outubro de 2006

ADIBER luta contra desertificação

A ADIBER comemorou o 12.º aniversário com um encontro subordinado ao tema “A comunidade no combate à desertificação”.
O encontro, dinamizado pelas formandas do Curso EFA B3, foi precedido da entrega dos certificados do Curso EFA B2, realizado na ADIBER, e que deu equivalência às formandas do 6º ano de escolaridade, permitindo–lhes “aceder a novas oportunidades de emprego, e consequentemente, a uma melhor qualidade de vida”.
A ADIBER surgiu em 1994 com o objectivo de “melhorar a qualidade de vida das populações”, de forma a “evitar o êxodo rural”, desenvolvendo a sua actividade numa área que inclui os concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua. Tendo obtido o estatuto de Utilidade Pública em 2002, está actualmente creditada como entidade formadora, “adequando a mão–de–obra às necessidades da procura”. Algumas iniciativas dinamizadas pela ADIBER passam pelo Cabaz da Beira Serra e pela Carta de Lazer da Beira Serra.
“De facto foi em 25 de Outubro de 1994 que um grupo de cidadãos interessados e empenhados no desenvolvimento do concelho de Góis decidiram constituir uma Associação de Desenvolvimento”, recordou o presidente de direcção da ADIBER, durante a sessão de abertura das comemorações. Destacando que o objectivo inicial foi “aproveitar as oportunidades propiciadas através do Segundo Quadro Comunitário de Apoio”, no sentido de resolver os problemas locais, José Cabeças considerou que a sua evolução foi “notória”.
Satisfeito com o contributo desta associação na melhoria da qualidade de vida das pessoas, José Cabeças salientou que “as pessoas estão no centro das nossas preocupações”, e destacou as acções levadas a efeito pela ADIBER, nomeadamente as acções de formação profissional, o desenvolvimento de iniciativas no âmbito das medidas do Mercado Social Emprego, o apoio técnico aos agricultores e ao empreendedorismo local através da disponibilização de ajudas a pequenas iniciativas empresariais - LEADER II e LEADER +, ILE’s, Criação do próprio emprego. O presidente de direcção sublinhou ainda a aposta na área da Educação e da Acção Social “com uma ligação próxima e de cumplicidade com as Instituições que desenvolvem actividade nesta área”.
Com o objectivo de resolver os problemas das pessoas, a ADIBER “tem vindo a apostar na qualificação profissional e pessoal das populações, bem como na implementação de projectos de inserção e inclusão no mercado de trabalho”. E a prova desta aposta, é a entrega dos certificados de habilitações aos formandos que concluíram com êxito o curso EFA B2 - Apoio Familiar e à Comunidade, que deu a equivalência ao 2º Ciclo do Ensino Básico a pessoas “que viam no seu baixo nível de habilitações escolares um entrave à melhoria das suas condições de vida”.
Já as formandas do Curso EFA B3 organizaram o seminário “A Comunidade no Combate à desertificação”, demonstrando, segundo José Cabeças, “a sua preocupação nas problemáticas locais e actuais”, abordando a questão da desertificação nos Territórios Rurais. “Estão a dar–nos um sinal de que pretendem contribuir para a minimização dos seus efeitos”, afirmou o dirigente.
in Diário As Beiras, de 26/10/2006

Etiquetas: