domingo, 18 de março de 2007

Alice Sande

Alice Sande, de seu nome completo Maria Alice de Sande Marinha Nogueira Ramos, nasceu a 18 de Novembro de 1925, em Pombal. Viveu 20 anos na Figueira da Foz, onde estudou desenho com Rogério Reynaud e, mais tarde, em Lisboa com Armando Lucena.

Com profundo interesse pela miniatura encontrou em Lena Perestrello a melhor mestra.

Em 1954 tem lugar no Casino Peninsular da Figueira da Foz a ,sua primeira exposição, seguida de outra no Colégio de St.a Catarina onde, durante 9 anos teve a seu cargo a disciplina de desenho.

Em 1957 expõe no Ateneu Comercial do Porto e, em 1958 parte para Angola por dois anos.
Aí realiza duas exposições de miniaturas e desenhos, uma no Mavoio e outra em Luanda.

Em 1969 abre nova exposição no Ateneu Comercial do Porto e, em 1971 participa numa colectiva organizada pela Câmara Municipal de Góis, terra a que está ligada por laços de família pois era o local de natalidade de seu pai.

Frequenta a Escola Superior de Belas Artes do Porto durante uma ano e começa a dedicar maior atenção aos óleos, embora seja a miniatura em finas placas de marfim a sua verdadeira paixão.

Participa nas sucessivas Goisarte, organizadas pela Câmara Municipal de Góis.

Está representada nos Museu Nacional da Figueira da Foz, Museu de Angola, Instituto de Angola, Fundação António de Almeida, Câmara Municipal de Tavira e Galeria Primeiro de Janeiro.

Alice Sande faleceu em Góis em 2005 e legou a sua casa, os Paços Velhos, e o seu recheio, à Câmara Municipal para aí ser fundado o Museu Alice Sande.
in www.portaldomovimento.com


A seguir, alguns exemplos das miniaturas que fazia.




Etiquetas: , ,