sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bombeiros de Góis: Nova ambulância e obras no quartel em prespectiva

Os Bombeiros Voluntários de Góis contam ter uma nova ambulância, até final do ano, e esperam, também este ano, a aprovação da candidatura para o alargamento do quartel-sede e conclusão das obras no destacamento de Alvares.
A completar 53 anos de existência, a corporação goiense tem oito dezenas de bombeiros no quadro activo.
Ao comando está Francisco Dias, de 49 anos, um natural do concelho, que muito jovem seguiu as pisadas do pai na abnegada missão de acudir a pessoas e bens; tinha apenas 15 anos quando vestiu uma farda pela primeira vez.
O quadro de activos divide-se entre o quartel de Góis e o destacamento de Alvares, a cerca de 30 quilómetros da vila que é sede de concelho.
Actuando numa área predominantemente florestal e acidentada, os bombeiros sentem alguma dificuldade em chegar a alguns locais com a celeridade que desejariam.
O facto de serem voluntários dificulta de algum modo também a composição dos piquetes. Consciente de que alguns dos activos ao serviço da corporação não deixariam as profissões que têm para serem bombeiros em exclusividade, o comandante veria com bons olhos a criação de um quadro misto, formado por voluntários e profissionais.
O futuro da corporação parece assegurado. Francisco Dias assinala com satisfação a presença de jovens no quadro activo. O “senão” desta realidade tem a ver também com o facto de serem estudantes, alguns deles universitários, e viverem em tempo de aulas fora do concelho.
Apesar das dificuldades, a corporação não deixa de cumprir o seu papel num zona do país sensível do ponto de vista ambiental. Segundo o comandante, falta aos Bombeiros de Góis pelo menos uma nova viatura de combate a incêndios florestais, já que as duas existentes “estão ultrapassadas” e “não apresentam as melhores condições”.
Quanto a ambulâncias, a Associação Humanitária deverá adquirir até final do ano uma nova ambulância, devidamente equipada, pois as outras duas que existem na corporação começam a estar desasjustadas em relação às regras, cada vez mais exigentes, da prestação de socorro.
Os Bombeiros Voluntários de Góis completam os 53 anos esta segunda-feira, dia 14, e por isso mesmo estão de parabéns.
in O Campeão das Províncias, de 9/09/2009

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há uns anos atrás o Dr. Cabeças queria instalar no Colmeal uma extensão dos Bombeiros.
Naturalmente era uma promessa em tempo de eleições, portanto sem qualquer crédito. Como as que agora se fazem.

18 setembro, 2009 20:01  
Anonymous Anónimo said...

8 dezenas de bombeiros? isso era antes do Renato ser director e começar acusar os bombeiros de ladrões.Insinuar que eles ficaram com os 300 euros do bar

21 setembro, 2009 12:21  
Anonymous Anónimo said...

Renato é Serio não se ri.
O Dr.Necas é serio não se Ri
São todos sérias

21 setembro, 2009 17:51  
Anonymous Anónimo said...

Obras de remodelação dos quarteis já possuem propostas de execução: entre 145.000 e 147.983 Euros para Alvares e 210.000 e 246 736 Euros para Góis.

23 setembro, 2009 20:23  
Anonymous Anónimo said...

Enapá tanta precentagem para o Renato.

24 setembro, 2009 12:31  
Anonymous Anónimo said...

E VIVA O POVO LIVRE!!!
Voltei de férias. Eh Eh Eh.

26 setembro, 2009 12:38  

Enviar um comentário

<< Home