quinta-feira, 14 de maio de 2009

Feira de Formação e Emprego de Góis abriu perspectivas profissionais

No âmbito do projecto “Escolhas de Futuro”, do qual a entidade promotora é a Câmara Municipal de Góis, e a entidade gestora, a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, realizou-se na terça-feira [ontem], na Escola Básica Integrada/ Jardim de Infância de Góis, a II Feira de Formação e Emprego. Contando com a participação de 11 entidades, que se fizeram representar com os seus stands, esta iniciativa, destinada não só aos alunos da referida escola mas à população em geral, teve como principal objectivo “sensibilizar os alunos para possíveis saídas profissionais”.
Refira-se que ao longo do dia, para além dos stands das escolas participantes com as respectivas ofertas formativas, decorreu o espaço de animação “Comunicação através da dança”, com os alunos da EBI/JI de Góis, o workshop “Valoriza a Tua Formação, Aposta no Teu Futuro, Agarra as Oportunidades”, e o espaço de animação “Dança da Quinta”, com o Grupo de Dança da Comunidade S. Francisco de Assis. Em declarações ao RCA NOTICIAS, o presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Góis explicou que esta feira visou, em primeiro lugar, “sensibilizar os nossos alunos do 9º ano” para o seu futuro profissional, uma vez que “nós não temos ensino secundário”, frisou. Por outro lado, “é para dar a conhecer aos alunos das escolas quais as saídas profissionais, quer em termos daquilo que é o ensino oficial, quer do ensino profissional”, acrescentou.
Nesta ocasião, José Albuquerque Ângelo advertiu que neste momento a aposta passa pelo ensino profissional porque “temos a noção que cada vez mais temos licenciados a ficarem fora em termos de trabalho” e “a saída são as escolas profissionais que de alguma forma estão a habilitar as pessoas para o mercado de trabalho”. “Devíamos voltar aos antigos cursos técnicos”, advogou, contestando que “não tem havido essa coragem política para implementar isso mais cedo”.
Relativamente ao workshop que teve lugar na biblioteca da Escola Básica Integrada/Jardim de Infância de Góis, o dirigente do Agrupamento de Escolas enalteceu que esta sessão esteve relacionada com as perspectivas e saídas profissionais dos alunos, tendo como principais oradores o director do Centro de Emprego e Fomação Profissional de Arganil, Paulo Teles Marques, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Góis, Helena Moniz, e Maria de Lurdes Castanheira, em representação da ADIBER. Ainda quanto à Feira de Formação e Emprego, José Albuquerque Ângelo esclareceu que, apesar de se realizarem diversas iniciativas do género no país, pensou-se organizá-la em Góis, na tentativa de mostrar aos alunos ofertas formativas que permitam “continuar a ter os nossos alunos o mais perto possível”.
José Albuquerque Ângelo lamentou apenas que há dificuldade em fazer com que os jovens se fixem no concelho de Góis, prosseguindo aqui a sua formação, uma vez que “as ambições são outras e sair da alçada dos encarregados de educação tem aqui um grande peso”, sustentou. “Há uns anos houve a hipótese de criar aqui o 10º ano”, lembrou, explicando que embora tenham feito algumas reuniões com os alunos e encarregados de educação não foi possível formar uma turma com um número mínimo de alunos. “Os alunos foram os próprios a dizer que preferiam ir para Coimbra ou para a Lousã”, reforçou.
No entanto, “os alunos preocupam-se com o emprego porque neste momento começa a haver uma competição como havia há uns anos atrás”, disse o presidente do Agrupamento de Escolas, contando que a adesão à II Feira de Formação e Emprego foi “boa”, já que “tudo o que seja actividades que saiam do formal têm toda a aderência dos alunos”.
Fazendo votos para que se mantenha o projecto “Escolhas de Futuro” e, consequentemente, esta iniciativa continue a realizar-se, o presidente do Agrupamento de Escolas do concelho de Góis anunciou que já está prevista outra acção neste âmbito. “Vamos ter em Góis, nos finais do mês de Julho, o acampamento final de todos os projectos Escolhas ao nível nacional”, adiantou, realçando que esta iniciativa vai envolver cerca de 300 pessoas que vão permanecer em Góis durante “três ou quatro dias”.
É de salientar que, para além das várias entidades parceiras envolvidas nesta iniciativa, de entre as quais se destaca o Agrupamento de Escolas do concelho de Góis, a Feira de Formação e Emprego contou com a participação da ADIBER, Centro de Emprego de Arganil, EPTOLIVA, Escola Beira Aguieira, Escola Profissional da Lousã, Escola Secundária da Lousã, Escola Secundária de Arganil, Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, Lousitânea e PROGRIDE.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pois sr. Albuquerque os alunos desse ano eram obrigados a seguir o curso que o sr, conseguisse para a E B de Gois?!
Porque as suas meninas foram estudar para Coimbra? Tambem quizeram escolher a profissão que gostam?!
Pois e ha quem ainda va mais alem do que as meninas suas filhas, não as julgue mais do que os outros alunos.

Você e o Cumulo da "simpatia"
Agora quer e tacho Grande na C.M.de Gois,pois a Escola rouba-lhe muito tempo,depois não pode ir roçar as silvas aos Conhais

15 maio, 2009 00:40  

Enviar um comentário

<< Home