quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Municípios do Pinhal Interior Norte"afinam" estratégia para o futuro

O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), reuniu segunda-feira, em Vila Nova de Poiares, para preparar a estratégia a desenvolver nos próximos tempos, tendo no horizonte a gestão de cerca de 27 milhões de euros.
Aquele órgão, constituído pelos presidentes de Câmara dos 14 municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal, nomeadamente Alvaiázere, Arganil, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares, aprovou a constituição da estrutura de apoio técnico e secretariado da CIMPIN, bem o respectivo mapa de pessoal, a constituição da unidade directiva para o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e procedeu, ainda, à abertura de concurso para candidaturas aos fundos do QREN. Na oportunidade foram também aprovadas as contas referentes ao ano transacto e o orçamento para o corrente ano.
No final da reunião, o presidente do Conselho Executivo, Fernando Marques, fez um balanço "extremamente positivo do encontro", considerando que "foram tomadas decisões importantíssimas". O também presidente da Câmara Municipal de Ansião referiu-se, em particular, ao facto de ter sido constituída a equipa técnica, o que significa que "estamos agora em condições para pôr todo o processo em marcha".
Fernando Marques fez ainda votos para que haja celeridade, uma vez que "já vamos com dois anos de atraso do QREN, que tinha um horizonte temporal de 2007 a 2013 e já estamos em 2009". "É muito tempo de atraso e esperamos que agora tudo entre no caminho certo", disse ainda.
O Conselho Executivo da CIMPIN tem a responsabilidade de gerir cerca de 27 milhões de euros, verba que Fernando Marques considerou "uma gota de água num oceano, uma vez que não chega para todos os projectos que queríamos". Isto porque, adiantou, "todos os 14 municípios têm muitos mais projectos, além destes que foram considerados".
Jaime Marta Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e anfitrião da reunião, defendeu que a CIMPIN, "enquanto associação de municípios, deve assumir-se como um movimento de pressão política, um verdadeiro lobby, na defesa dos interesses das populações que representa". "Só assim, unidos e coesos, conseguiremos lutar pelo desenvolvimento e pela descriminação positiva de toda uma região que cada vez mais se vê votada ao abandono por este Governo". Um desafio e um desabado do autarca poiarense que, de resto, mereceu a concordância dos restantes 13 presidentes de câmara.
in Diário de Coimbra, de 22/01/2009

Etiquetas: