terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Em busca do passado - Visita de estudo a sítios arqueológicos de Góis

No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2009 da Lousã, a Câmara Municipal de Góis, no passado dia 12 de Janeiro, recebeu no seu concelho um grupo de jovens estudantes do 2º ciclo de ensino da Lousã. Os (as) alunos (as), acompanhados (as) das suas professoras e da arqueóloga Patrícia Lima, técnica da Câmara Municipal da Lousã, visitaram o nosso concelho para conhecer e aprender mais sobre dois importantes sítios arqueológicos: o «Antigo Hospital», na freguesia de Góis e a «Pedra Letreira», na freguesia de Alvares. À sua espera, para acompanhar a visita de estudo, esteve a técnica da Câmara Municipal de Góis, a arqueóloga Ana Marques de Sá.

O primeiro sítio visitado, logo pela manhã, foi o monumento de arte rupestre da Idade do Bronze, que se situa na povoação de Cabeçadas, na freguesia de Alvares, a «Pedra Letreira». Descoberto nos anos 50 do passado século, este monumento encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1997. Ao Professor Doutor João de Castro Nunes se deve o importante estudo sobre este afloramento de xisto onde estão gravadas uma série de figuras geométricas às quais se atribui uma temática guerreira. Neste local, os (as) jovens conheceram, ao vivo, um sítio arqueológico fantástico, sobre o qual já tinham ouvido uma lição na sala de aula, e puderam também brincar com a neve, já que esta atracção predominou na paisagem ao longo do passeio!



Antes da visita ao sítio do «Antigo Hospital», o grupo fez uma pausa no Parque do Cerejal, na Vila de Góis, aproveitando o belo dia de sol para merendar junto ao rio Ceira.

Pelas 14h00m, a visita de estudo continuou na antiga instituição hospitalar, situada em pleno Centro Histórico da Vila de Góis, voltada para a Praça da República. A construção do conjunto edificado, antigos hospital e capela do Espírito Santo, corresponde a uma vontade de D. Diogo da Silveira, 2º Conde de Sortelha e 18º Senhor de Góis, na segunda metade do século XVI. Neste sítio os (as) estudantes conheceram alguns dos instrumentos do trabalho de campo de arqueologia, bem como peças que foram recolhidas ao longo dos trabalhos de escavação que decorreram aí nos anos de 2005 e 2006, chegando a recolher alguns fragmentos que encontraram pelo terreno! Provavelmente, depois desta visita, alguns (as) sonham tornar-se arqueólogos (as) um dia…


A visita aos sítios arqueológicos de Góis foi uma inesquecível e agradável oportunidade de aprendizagem, divertimento e convívio, para guardar na memória de todos (as) e, quem sabe, um dia, para repetir!
in www.cm-gois.pt

Etiquetas: , ,