quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cortecega - 3.º Encontro de Concertinas

O 3.º Encontro de Concertinas, promovida pela Associação Desportiva e Cultural de Cortecega realizou-se no passado domingo, dia 2 de Novembro. Este evento, que decorreu na Sede da Associação, reuniu cerca de 120 pessoas e 15 Concertinas. O programa incluiu a recepção aos participantes, um almoço de confraternização e a actuação dos músicos de Concertina e Harmónica.
Após o delicioso almoço, as pessoas presentes puderam apreciar e ouvir os acordes proferidos pelas concertinas e seus tocadores, que iam subindo ao palco e apresentavam a sua habilidade na Arte de tocar concertina.
Os Concertinistas presentes eram provenientes, não só do concelho de Góis, mas também do Concelho da Lousã, de Castanheira de Pêra e de Poiares.
Acácio Bandeira foi o exímio Concertinista local a abrir este 3.º Encontro de Concertinas e a fazer as honras da casa. Seguiram-se vindos do Concelho da Lousã: José Ferreira, José Lopes, Odete Lopes, Domingos, Alfredo, bem como os pequenos Concertinistas Tiago Neto e Paulo Fragoso. Do Concelho de Castanheira de Pêra actuaram Evangelino e Albertino Martins e de Poiares: Fausto. Provenientes do Concelho de Góis estiveram: Manuel Batista e Joaquim Nunes (do Esporão), Américo (de Carvalhal do Sapo), Márcio Neves (do Cadafaz), que nos honraram com as suas brilhantes actuações musicais.
Não faltou a habitual venda de mel e licores de mel, a cargo do Sr. Joaquim Nunes, também Concertinista participante deste evento.
Para as gentes de Cortecega, este foi um fim-de-semana cheio de pequenas alegrias, pois para além do divertimento proporcionado por esta Festa de Concertinas, a nossa Associação esteve representada no Torneio da Malha Inter-Colectividades, integrado na Feira dos Santos, no qual dois dos quatro participantes alcançaram um digníssimo 2.º lugar (Paulo Santa Cruz e Jorge....).
A Associação Desportiva e Cultural de Cortecega agradece a presença de todos os moradores, conterrâneos, amigos e músicos presentes. Deixa um agradecimento, em particular, ao Jaime da Cabreira, que disponibilizou o equipamento de som e a José Ferreira que apelou à presença de todos os Concertinistas, para participarem neste evento. A todos o nosso BEM-HAJA por participarem nas nossas actividades.
in O Varzeense, de 15/11/2008

Etiquetas: