quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cooperativa de Vila Nova do Ceira promoveu Acção de Sensibilização Florestal

A Cooperativa Silvo Agro-Pecuária de Vila Nova do Ceira, com a colaboração da Câmara Municipal de Góis, mais concretamente do Gabinete Florestal, levou a efeito, no passado dia 30 de Outubro, uma acção de sensibilização, que visou essencialmente demonstrar, in loco, um exemplo prático de limpeza de mato, em redor de uma aldeia.
Para tal, todos os interessados, deslocaram-se à aldeia da Malhada, onde puderam observar um bom exemplo de limpeza. Segundo informação da Eng.ª Susana Moita, técnica da Câmara Municipal, também presente no local, foram realizados pela autarquia diversos projectos de limpeza nas aldeias que aparentemente mais necessitavam, com a finalidade de prevenir em caso de incêndio, destacando-se o bom trabalho desenvolvido na aldeia escolhida para efectuar a referida Acção de Sensibilização.
Segundo informação de Marco Monteiro, dos Serviços de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), de Lousã, também presente, todas as pessoas têm o direito de denunciar casos que não estejam a cumprir a Lei e que por conseguinte possam aumentar o perigo, em caso de incêndios. Após a denúncia, que pode ser anónima, as autoridades avisam os proprietários para procederem à obrigatória limpeza.
Estiveram ainda presentes no local, Eng. António Patrão, da Autoridade Florestal Nacional (DFCI); João Pratas, 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis e o Tenente Paulo Melo, do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIP'S).
A Eng.ª Helena Rodrigues, Técnica da Cooperativa de Vila Nova do Ceira, informou ainda o Varzeense que a Acção de Sensibilização realizou-se de acordo com o Decreto-Lei 124/2006 que visa uma "política de defesa da floresta contra incêndios, que pela sua vital importância para o país não pode ser implementada de forma isolada, mas inserindo-se num programa alargado, envolvendo a responsabilidade de todos: Governo, autarquias e cidadãos". Referiu ainda que "o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios prevê um conjunto de medidas e acções estruturais e operacionais, na vertente de sensibilização, planeamento, conservação e ordenamento do território florestal, silvicultura, infra-estruturas, vigilância, detecção, combate, rescaldo...", pelo que, desenvolvemos esta acção no sentido de explicar e sensibilizar, concluiu a técnica da Cooperativa.
Há ainda a referir e agradecer o transporte cedido pela Câmara Municipal, que permitiu desenvolver a Acção na aldeia da Malhada. A Cooperativa agradece ainda a todos os que se disponibilizaram para acompanhar a Acção de Sensibilização.
in O Varzeense, de 15/11/2008

Etiquetas: , ,