quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cortense de Gema

TRADIÇÃO
Cortes vai continuar a manter a tradição no que respeita à Horta dos Santos. Os Mordomos dos Santos venerados na capela da localidade de Cortes, vão estar com os produtos das suas “Hortas” no Largo da Eira para entregarem o resultado da venda ao Tesoureiro da Comissão de Culto da Capela de Cortes. Vai acontecer no dia de todos os Santos ou seja, dia 01 de Novembro de 2008 entre as 15h e as 19 horas.
Vem de longe a tradição que estas e outras oferendas sirvam para manter a capela digna na celebração de todas as cerimónias ali realizadas.
Este ano, o local estará animado com um prestigiado grupo de tocares e cantares regionais, vindo de propósito da Sertã. É verdade, os “Seca Adegas” vão estar novamente connosco, a pedido do “povo”…
Esperamos que as Castanhas já estejam maduras… A água-pé está quase cozida…

Festa 2008
Como já anunciado pelo Sr. Padre Ramiro Moreira e com as listas afixadas no local do costume, a festa deste ano teve um resultado liquido superior a 5.300Euros. Como também foi dito na missa do passado domingo, dia 19 de Outubro, para alem deste resultado, o mais importante foi o efeito humano e a participação das “pessoas”. A distribuição acontecerá como anunciado.

Polidesportivo
Apesar das obras da área envolvente ainda não estarem concluídas, o espaço tem feito as delicias de miúdos e graúdos da nossa região… Sim, da nossa região… pois já lá vi gente a praticar desporto de outras localidades da freguesia e mesmo de concelhos limítrofes.
Por questões de principio, o signatário destas linhas, ainda não estreou o espaço, pois o mesmo ainda não se encontra autorizado para a prática desportiva… e porque continuo à espera que tal aconteça, faço daqui mais um apelo aos autarcas para que a iluminação do espaço seja orçamentada e executada porque a partir de agora, às 17h é quase noite…
Senhores autarcas e população, estamos todos de parabéns… Já é uma grande obra para a população residente e visitante. É, concerteza, uma das estruturas do concelho mais frequentadas na actualidade…
É por estas e por outras que Cortes é diferente…

Estrada envolvente a Cortes
Algumas das obras da via de comunicação que ligará as Alminhas, junto ao depósito da água, ao cemitério e que passará junto à ETAR, irão ter o seu início dentro em breve. Na sua grande maioria o troço irá aproveitar as vias já existentes, tendo apenas que ser alargadas. Haverá duas zonas de talude, que estamos à espera, os técnicos nos indiquem o local exacto para podermos falar com os proprietários. Aguardamos a melhor colaboração das pessoas envolvidas.
Este é talvez o Melhoramento estratégico mais significativo para a Comunidade a ser executado no passado recente, depois da água e esgotos, pois vem possibilitar o acesso de veículos articulados, a toda a zona sul/poente de Cortes.
Vem, inclusivamente, possibilitar o acesso de camiões dos Bombeiros que transportem grande quantidade de água, para alem do transporte de madeiras e outros materiais de grande porte…
Ficará ainda por resolver a zona Nascente, cujo troço irá do cemitério, passará pelo Reboludo até ao Camelinho…

“Memórias do Antigamente”
O livro do Samuel Mateus que será editado pela Comissão de Melhoramentos de Cortes já se encontra em fase de paginação, mas como depende de um trabalho profundo devido a alguns aspectos que o tornarão ainda mais valioso decidiu-se esperar o devido tempo para que tenhamos uma obra à altura das gentes da nossa terra. Lá para Fevereiro 2009… Pede-se um pouco mais de paciência… Vai valer a pena…
João Reis Antão
in Jornal de Arganil, de 23/10/2008

Etiquetas: