2.º aniversário
Há dois anos nascia quase por acaso este blogue. A ideia de um blogue era interessante, pô-lo on-line era fácil. Mas manter um blogue actualizado e colocar conteúdos para continuar a responder às expectativas dos que aqui vêm e confiam no investimento que é feito... dá trabalho! Só não deu trabalho criá-lo, a partir daí, o Blogóis tem feito (e continuará a fazer) o esforço por transmitir informações e fazer chamadas de atenção que considera pertinentes.
O nosso obrigado a todos os leitores que por aqui vão passando, tendo sido eles de variadíssimas localidades em Portugal e no estrangeiro, com opiniões, revoltas, alegrias, tristezas, factos, diversões, saudades, enfim. Um agradecimento especial àqueles que têm colaborado connosco enviando textos e fotografias para publicação.
Etiquetas: blogóis
10 Comments:
Tendo a esperança de um dia saber quem é e poder felicitá-lo pessoalmente pelo seu trabalho, aqui estou a desejar-lhe boa sorte neste empreendimento. Eu sei quanto custa manter um blog e convido-o a visitar o meu em wwwnovas.blogspot.com Um amigo de Gois ,com raízes paternas nessa terra e belas recordações dos tempos de juventude de há setenta anos JN
Parabéns pelo vosso aniversário. Sinceros votos para que continuem por muitos anos a realizar o bom trabalho de divulgação regional a que nos habituaram.
UPFC
Muitos parabéns. Continuação de muito e bom trabalho.
Em meu nome pessoal e da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, colectividade regionalista que tenho o privilégio e o prazer de dirigir, envio as mais cordiais felicitações pela passagem do segundo aniversário do blogue.
Tem sido um veículo importante na divulgação do que se passa no concelho e na região. Um espaço sempre disponível para as comissões de melhoramentos apresentarem as questões que as preocupam.
Espaço de debate nem sempre bem compreendido por quem nele intervem.
Um Obrigado Grande pela divulgação que têm vindo a fazer das realizações da nossa Colectividade.
E, mais uma vez, Parabéns!
Parabéns Blog, que continues a crescer forte e saudável...
Um grande abraço
Desde já os meus parabéns a todos os que têm mantido o blog activo.
Em segundo lugar um agradecimento ao autor por este trabalho. só tu para fazeres algo assim, mas sem dúvida que vale a pena.
Já dois anos? Tão crescido!!! Eheheheh!
Parabéns!
Beijos
Desde Janeiro, quando descobri esse blog, este local é pra mim uma paragem obrigatória todos os dias…
Parabens pelo aniversário.
Muitos parabéns ainda que atrasados.
Após dois anos a acompanhar diariamente o Blogóis posso dizer que faz todo o sentido melhorar as condições de vida dos que por cá permanecem, na certeza de que a nossa capacidade de atracção futura, depende do grau de satisfação que conseguirmos nos residentes do presente.
Levar os benefícios do saneamento básico a todas as freguesias, recuperar e preservar os recursos hídricos, melhorar o sistema de tratamento de esgotos, renovar canalizações evitando o desperdício de água, são obras prioritárias, não se percebendo muito bem como foi possível gastar tanto dinheiro noutras coisas sem as concluir. Depois, acabar com o desleixo. Edifícios inacabados ou com claros sinais de abandono (alguns em zonas bem sensíveis), barreiras arquitectónicas absurdas, sinalização inadequada, insuficiente e mal localizada, vias em péssimo estado, zonas de interesse turístico a necessitarem de cuidados de manutenção, lixo - estes são alguns aspectos a merecer intervenção urgente.
Mas é no planeamento, na preparação do futuro que parecem estar os principais desafios. De uma vez por todas, que actividades consideramos prioritárias? Que estamos em condições de fazer para promover a tal mítica actividade turística, há anos apontada como o centro nevrálgico do desenvolvimento local e regional? Como pensamos deverem ser organizados os serviços, para que os concelhos se complementem? De que modo teremos que articular outras actividades (a agricultura, por exemplo) na tal perspectiva de desenvolvimento sustentado?
Depois, racionalizar o consumo de energia (a começar nos edifícios públicos), dinamizar a selecção e certificação de produtos de interesse regional, estimular o associativismo que dinamize a reorganização de sectores económicos, apoiada pela necessária formação. Finalmente, estudar a melhor forma de conseguir a colaboração dos importantes recursos intelectuais da região (a Universidade de Coimbra aqui tão perto...), para que, de uma vez por toda, se acabe com o empirismo, o "jeitinho", como único suporte da intervenção no território.
Há muito para fazer se quisermos aproveitar o momento para lançar a viragem. Ninguém diz que seja tarefa fácil, mas é urgente. Não existe fatalidade ou “mau-olhado” que nos condene à paralisia e à mediocridade. Apenas têm existido estratégias erradas e prioridades duvidosas. Este parece ser o tempo certo para arrepiar caminho. Góis precisa e merece.
Enviar um comentário
<< Home