quinta-feira, 31 de julho de 2008

Jovens em férias na Aigra Nova

Permitir aos jovens de Góis um melhor conhecimento do concelho onde residem foi o objectivo do acampamento promovido pela Câmara de Góis e ADIBER.
A Câmara Municipal de Góis e a ADIBER, entidades promotora e gestora, respectivamente, do Projecto "Escolhas de Futuro", no âmbito do Programa Escolhas, proporcionaram o acampamento "Três dias de muita diversão" na Aigra Nova, com o apoio da Lousitânea.
O objectivo da iniciativa, que decorreu entre 16 e 18 de Julho, foi permitir aos jovens goienses um melhor conhecimento do concelho onde residem e, aproveitando os recursos endógenos, realizar várias actividades lúdico-pedagógicas.
Assim, na quarta-feira, logo pelas 10HOO, os jovens chegaram à Aigra Nova, onde foram recebidos pela Lousitânea, e formaram duas equipas - a Água e a Terra - para a realização de várias actividades.
O dia começou com um peddy-paper na Aigra Nova, com a finalidade de conhecerem todos os cantos da aldeia e recolherem peças de um puzzle sobre a água e sobre a terra. Ainda de manhã foi possível construírem fomos solares com caixas de cartão, prata, spray preto, jornais e papel aderente. Durante a tarde, e com o intuito de estimular a criatividade dos jovens, foi dinamizado o ateliê do plástico, com a construção de uma vassoura para manter a aldeia limpa e a aprendizagem de bijuteria com material reciclável.
Os jovens conheceram também a Maternidade das Árvores e fizeram a sua limpeza, retirando as ervas daninhas. Como estava um dia de muito calor, os jovens refrescaram-se no tanque da aldeia e jogaram "voleibol de água".
À noite montaram o acampamento no cimo da aldeia. Deste local era possível ver grande parte da aldeia e desfrutar da belíssima e verde paisagem, juntamente com as eólicas.
No dia seguinte, os jovens realizaram um percurso pedestre, recolhendo sementes e folhas para construírem um herbário por equipa. O almoço decorreu na Cerejeira debaixo de sombras de árvores, pois o calor era muito. Ainda durante a tarde, realizaram o ateliê de papel reciclado. Para terminar as actividades, os jovens participaram no karaoke, juntamente com algumas pessoas da aldeia, e a alegria foi contagiante.
No dia seguinte, logo pela manhã, foi desmontado o acampamento e realizada a limpeza do local.
Os jovens prepararam o almoço comunitário e conviveram com as pessoas da aldeia. Foi um acampamento divertido onde não faltou a boa disp0osição e o contacto com a natureza.
in Diário as Beiras, de 30/07/2008

Etiquetas: , , ,