terça-feira, 15 de julho de 2008

Alvares – Homenagem ao Resineiro

Foi inaugurado no sábado, 12, um monumento de homenagem ao Resineiro. Situado à entrada da freguesia, a escultura perpetua todos os que outrora trabalharam numa profissão que hoje está quase extinta.


Expressando que “vai ficar na memória de todos nós e na história da freguesia”, o presidente da Comissão de Melhoramentos de Alvares, entidade de quem partiu a ideia, a homenagem recorda o passado de sacrifício que homens e mulheres da freguesia passaram durante os anos de lavor. A resinagem dos pinheiros era aliás, a par da agricultura, das poucas profissões que os habitantes tinham. “A maioria que se dedicava a essa actividade saía de casa muito cedo, ainda de noite, levando consigo o ferro ou a lata e a espátula que era um instrumento de trabalho”, disse, lembrando ainda o saco da merenda preso à cintura que “não podia faltar”. Todos, ou quase todos os alvarenses, como vincou Telmo Fonseca, tiveram familiares resineiros.

Para o presidente da Junta de Freguesia o resineiro é uma figura “marcante”, pelo que não se estava a homenagear apenas a profissão, mas também um passado vincado em Alvares. “É hoje um símbolo de união entre todos nós, é transversal”, frisou Victor Duarte, atribuindo ao monumento um sentimento de união entre a população. Figura “simples, humilde e trabalhadora” foi como designou o padre Ramiro Moreira, presidente do Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares congratulando a Comissão de Melhoramentos por se lembrar dos resineiros que ajudaram a fazer a história da freguesia. O presidente da Câmara de Góis, entendendo-a da mais elementar justiça, pediu para que a homenagem inclua não só os cidadãos de Alvares, mas de todo o concelho, congregando todos os que fizeram os sacrifícios inerentes à profissão.

Considerando louvável a homenagem, pela dignidade e dureza da profissão, de acordo com o artista responsável pela escultura, Camarro, o trabalho tentou ser feito da forma “mais fiel possível” do que seria o resineiro, compondo o monumento com elementos identificativos.

A homenagem, lançada pela colectividade e que teve como parceiros a Junta de Freguesia, Centro Paroquial, Adiber e Câmara Municipal, foi incluída no programa da XII edição do GóisArte.
in Jornal de Arganil, edição electrónica

Etiquetas: , ,