sábado, 5 de julho de 2008

Actividades do Grupo 74

A Alcateia na Sr.ª da Guia
Os meninos mais pequeninos do Grupo de Escoteiros de Góis (Alcateia) realizaram uma actividade no Santuário de N.ª Senhora da Guia nos dias 6 e 7 de Junho.
Intitulada “A Estrela Polar da N.ª Senhora da Guia”, a actividade visou essencialmente apreciar as estrelas, participar em actividades de campo, representar peças de teatro, aprender a evitar perigos domésticos e ter um agradável contacto com a natureza.
A escolha deste local para a referida actividade ficou a dever-se, principalmente, ao facto de se tratar de um espaço dotado de boas condições para a realização do programa previsto.
Os vinte e um elementos da alcateia, acompanhados por cinco dirigentes, saíram de Góis na sexta-feira (dia 6) tendo regressado no final da tarde do dia seguinte.
Como mote da actividade constou a história: “Era uma vez uns duendes (seres que cuidam das plantas e ajudam as sementes a brotar, mas que, por vezes, são um pouco travessos) que andam um pouco desorientados e a mudar tudo de sítio, por isso, a população das povoações limítrofes da Sr.ª da Guia pediu aos meninos dos escoteiros para irem colocar ordem nesses duendes”.
Os pequenos lobitos arregaçaram as mangas e lá foram para a N.ª Senhora da Guia apreciar as estrelas e tentar colocar ordem naqueles pequeninos seres, conhecidos por duendes. Após encontrarem a estrela polar, foram também confrontados pelos duendes que acabaram por deixar no mesmo local.
Para a concretização desta divertida actividade tiveram como apoio as instalações da ANALIB, a quem agradecem reconhecidamente a cedência do espaço.
De registar, os pequeninos lobitos realizaram o percurso de regresso a pé tendo sido recebidos como forma de louvor pelo esforço realizado, pelos elementos das Tribos Escoteira e Exploradora, bem como pelos restantes elementos da chefia que os acompanharam até à Associação Educativa e Recreativa de Góis, local onde os pais os esperavam.

Os Exploradores e a Equitação
A Tribo de Exploradores acompanhada por dois elementos da chefia, realizaram um acampamento nos dias 9 e 10 de Junho, no terreno da sede, localizado na Escarnida (perto do Pé Escuro).
A actividade teve como principais objectivos: a limpeza do terreno e avaliação da perspicácia e da rapidez na montagem de acampamento, bem como, a avaliação do método utilizado na cozinha, com a finalidade de preparar o acampamento final, a realizar em S. Jacinto.
Ainda inserido na mesma actividade, todos os elementos tiveram a possibilidade de contactar com cavalos, aprender as técnicas básicas para lidar com estes animais e ainda dar um passeio equestre.
O Grupo de Escoteiros agradece reconhecidamente à dona dos cavalos (Sandra Machado), bem como, ao seu marido, pela forma como se disponibilizaram, para ensinarem cada elemento individualmente, de forma a todos puderem galopar.

Formação de Socorrismo
A Tribo de Exploradores acompanhada por alguns elementos da chefia do grupo de Escoteiros de Góis, participaram numa acção de formação sobre princípios gerais de socorrismo, realizada nos Bombeiros Voluntários de Góis.
A formação foi leccionada pelo 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis, Miguel Pratas e visou essencialmente uma aprendizagem sobre as manobras de suporte básico de vida, que cada elemento teve a possibilidade de praticar com a ajuda de manequins insufláveis, permitindo não só uma aprendizagem teórica, mas também a parte prática.
A formação integrou ainda uma visita ao quartel com explicação detalhada de siglas e abreviaturas utilizadas, para reconhecimento das viaturas, bem como uma breve explicação da frota existente.
Foi ainda reconhecida a colaboração que pode continuar a haver entre os Bombeiros e os Escoteiros, oferecendo-se os Grupo 74 de Góis, imediatamente para auxiliar esta Corporação sempre que necessário, bem como, os soldados da paz, na pessoa do seu 2.º Comandante que se prontificou para continuar a dar formação, dentro das suas possibilidades, sempre que estes julguem oportuno.
Um bem haja ao Comandante Miguel Pratas e aos Bombeiros Voluntários de Góis.
in O Varzeense, de 30/06/2008

Etiquetas: , , ,