domingo, 6 de julho de 2008

80 anos de Regionalismo

Há oitenta anos um grupo de homens juntou vontades em Roda Cimeira, uniu os naturais, incentivou e motivou-os para a necessidade de serem criadas melhores condições a quem vivia e trabalhava as terras na Aldeia.
Assim nasceu a Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira, pensada entre mil novecentos e vinte e quatro e mil novecentos e vinte e sete, oficializada em um de Novembro de mil novecentos e vinte e oito.
Os objectivos eram rigorosamente os mesmos de hoje: contribuir para a melhoria das condições de vida em Roda Cimeira. Mas também se pretendeu que fossem criadas condições que envolvessem os residentes e aqueles que trabalhavam fora da Povoação, mas a ela regressavam periodicamente, em iniciativas colectivas que aproximavam as pessoas e as cativavam para aquilo que era primordial, a concretização de melhoramentos e uma união efectiva entre as pessoas, através de convívios, almoços regionais e bailes, tão em voga naquela época.
É esta a data que vamos comemorar.
A Direcção está decidida a comemorar condignamente os oitenta anos da actividade da Sociedade, empenhando-se para que este seja o momento ideal para unir mais os Rodacimeirenses em prol daquilo que são os objectivos da Colectividade.
Entretanto há obras por acabar, que apresentam perigo de derrocada, é urgente uma intervenção que permita criar condições de segurança para quem vive na Aldeia ou nela permanece por algum tempo. Se pretendemos que as pessoas venham e se fixem em Roda Cimeira ou dela não se afastem, então temos de lhes oferecer qualidade de vida. Roda Cimeira tem esse dever.
Apelamos à Câmara Municipal de Góis e à Junta de Freguesia de Alvares para que, conhecedores dos anseios e das necessidades da população, encontrem forma de neste ano 2008/2009, oitenta anos da Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira, concretizarem as obras mais prementes tais como a entrada na povoação; a reconstrução do muro e telhado da antiga Escola; o acesso à piscina na Ribeira do Sinhel; reconversão do largo da "Cortelha" - António Henriques David; estrada circundante da povoação, que também serve para combate aos incêndios. Se nada disto for feito tudo se agrava e outras necessidades se vão juntando entretanto.
Em próximas edições falaremos um pouco mais sobre as comemorações dos oitenta anos do Regionalismo, em que nos inserimos, que tem o apoio e a coordenação do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis.
O importante nestas comemorações são os oitenta anos do Regionalismo no Concelho de Góis e o seu contributo para o desenvolvimento e bem estar das suas populações.
João Baeta, Presidente da Assembleia Geral da S. M. de Roda Cimeira
in O Varzeense, de 30/06/2008

Etiquetas: ,