quinta-feira, 10 de abril de 2008

Assembleia geral da Casa do Concelho de Góis

A Casa do Concelho de Góis realizou a sua assembleia geral para apresentação do relatório e contas da gerência de 2007.
Presidiu o dr. Carlos Alberto da Silva Poiares, secretariado por dr. Luís Martins e dr. Carlos Simões.
Lida e aprovada a acta, o presidente da direcção, José Dias Santos, propôs que fosse aprovado um voto de pesar em memória do dirigente e colaborador da direcção, Francisco Martins das Neves, recentemente falecido, que todos guardaram de pé.
Entrando-se na ordem de trabalhos, foi apresentado o relatório e as contas que foram analisados a seguir. Aludia-se às festas realizadas, às representações junto de colectividades congéneres, colaboração com a Câmara de Góis na realização do GOISARTE e lançamento de alguns livros na sede da Casa, entre outras iniciativas em que participou ou realizou.
Pelas contas, verificou-se que as rendas recebidas da ADIBER constituíram a principal fonte de receita, num total de 5.985,60 euros, tendo a quotização rendido 2.261 euros. Os gastos gerais incluindo donativos e representações, que foram de 2.522,75 euros, totalizaram 5.817,06, transitando para nova gerência um saldo disponível, em caixa e depositado de 27.219,73 euros.
O parecer do conselho fiscal, por sua vez, propunha a aprovação das contas, que considerou certas, agradecia a Manuel Barata Dinis o trabalho contabilístico que graciosamente tem continuado a fazer e propunha um voto de louvor e agradecimento à direcção pelo trabalho e dedicação demonstrados.
Intervieram Avelino Martins, José de Matos Cruz, António Lopes Machado e Américo Simões, após o que foram aprovados por unanimidade o relatório, as contas e os votos, bem como o parecer do conselho fiscal, em que se incluía um voto de pesar pelo conselheiro Octávio Dias Garcia, «pessoa de grande prestígio na Magistratura portuguesa», sócio há 50 anos, que estava sempre presente em actos culturais promovidos pela Casa.
O conselho regional, segundo o seu presidente, José de Matos Cruz, vai realizar de 10 a 17 de Maio próximo a Semana do Escritor Goiense, com exposição de obras suas e possível palestra sobre Góis, privilegiando-se temas culturais.
Finalmente, o dr. Carlos Poiares encerrou a sessão, a todos dirigindo palavras de apreço e incitamento para se continuar a luta pela nossa causa, que é o desenvolvimento e prestígio do concelho de Góis.
António Lopes Machado
in A Comarca de Arganil, de 10/04/2008

Etiquetas: